Expressão OK comemora 175 anos

Foi comemorado no último domingo o aniversário de 175 anos da palavra OK (ou okay), a mais popular da língua inglesa

Washington - Foi comemorado no último domingo o aniversário de 175 anos da palavra "OK" (ou "okay"), a mais popular da língua inglesa.

A expressão apareceu pela primeira vez em 1839, no "The Boston Morning Post", que na época era um dos jornais mais importantes dos Estados Unidos.

Para Allan Metcalf, maior autoridade na história da palavra no mundo e autor de um livro sobre o tema, o "OK" surgiu como uma abreviação da "orl korrekt", que derivava de "all correct" (tudo certo).

O "Post" tinha o costume de usar abreviações, como "ng" ("no go", não saia), "gt" ("gone to Texas", foi para o Texas) e "sp" ("small potatoes", batatas pequenas).

Mas a expressão só se popularizou em 1840, quando simpatizantes do candidato presidencial Martin Van Buren, nativo da cidade de Kinderhook, afirmaram que "OK" se referia a "Old Kinderhook" (Velha Kinderhook).

Com o passar dos anos, a expressão se popularizou no mundo todo e surgiram inúmeras versões alternativas de sua história, mas nenhuma delas foi comprovada.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.