Mundo

Exposição no Vaticano homenageia o país do papa

"Argentina - o Gaúcho, Tradição, Arte e Fé" é o nome da exposição inaugurada na sexta-feira no espaço de exposições Braccio Carlo Magno

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de maio de 2013 às 18h29.

Cidade do Vaticano - A vida nos pampas argentinos é o tema de uma insólita exposição na praça de São Pedro, no Vaticano, numa homenagem ao país de origem do papa Francisco.

"Argentina - o Gaúcho, Tradição, Arte e Fé" é o nome da exposição inaugurada na sexta-feira no espaço de exposições Braccio Carlo Magno, sob a colunata esquerda da praça.

Mas o papa, que deve visitá-la privativamente, não teve nada a ver com sua realização.

"Foi a providência que (fez com que) um argentino fosse eleito papa em março", disse María Pimentel, parte do grupo de curadores argentinos. "Foi decidido em agosto de 2012, antes que o papa Bento 16 renunciasse. Mas estamos felizes de termos um papa argentino. Ele sabe tudo sobre os gaúchos."

A exposição inclui mais de 200 pinturas, desenhos, ponchos, têxteis, fotos, instrumentos musicais e artefatos - muitos com mais de um século - mostrando a vida e a cultura dos boiadeiros e peões na região da fronteira.

A exposição fica no Vaticano até 16 de junho, e depois segue para a cidade italiana de Loreto, entre 4 de julho e 1º. de setembro.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaPapasPapa FranciscoArgentinaVaticano

Mais de Mundo

‘Lamento que meu país tenha considerado se opor ao Mercosul’, diz chefe do banco central da França

Sindicato argentino convoca greve geral contra reforma trabalhista de Milei

Trump critica acordo climático entre Reino Unido e governador da Califórnia e eleva tensão política

UE participará de reunião do Conselho de Paz de Trump sem se tornar membro