Mundo

Explosão de bomba em mercado deixa 18 mortos no Paquistão

Segundo um funcionário do organismo oficial de coordenação das áreas tribais, Khalid Shah, o ataque aconteceu antes do meio-dia local em um bazar da cidade de Jamrud

Carros em chama após atentado em Peshawar, no Paquistão: Khyber é um dos sete distritos tribais situados na fronteira ocidental do Paquistão (REUTERS)

Carros em chama após atentado em Peshawar, no Paquistão: Khyber é um dos sete distritos tribais situados na fronteira ocidental do Paquistão (REUTERS)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de dezembro de 2012 às 14h23.

Islamabad - Pelo menos 18 pessoas morreram e 51 ficaram feridas nesta segunda-feira após a explosão de uma bomba em um mercado situado na zona tribal de Khyber, no noroeste do Paquistão, informaram à Agência Efe fontes oficiais.

Segundo um funcionário do organismo oficial de coordenação das áreas tribais, Khalid Shah, o ataque aconteceu antes do meio-dia local em um bazar da cidade de Jamrud. Apesar de não ter detalhado a natureza do ataque, a fonte afirmou que essa explosão poderia ter provocado a morte de mais de 20 pessoas.

De acordo com a imprensa local, a explosão ocorreu perto do escritório da administração política da região e junto a uma parada de ônibus, por isso que há vários civis entre as vítimas.

Khyber é um dos sete distritos tribais situados na fronteira ocidental do Paquistão, refúgio habitual da insurgência talibã e do grupo fundamentalista Al Qaeda, fato que justifica os frequentes combates com o Exército na região.

Desde finais de 2011, as forças de segurança enfretam diversos grupos armados pelo controle do triângulo formado pelas zonas tribais de Orakzai, Khyber e Kurram, que dão passagem ao vizinho Afeganistão e às fortificações talibãs paquistanesas situadas mais ao sul.

Neste aspecto, Khyber tem uma fundamental importância estratégica, já que por ela passa uma das vias de provisão terrestre para as tropas da Otan desdobradas no país vizinho, o Afegãnistão. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaExplosõesPaquistãoTerrorismo

Mais de Mundo

Noruega volta a exigir construção de abrigos antibombas em meio à ameaça russa

González irá voltar à Venezuela ‘na hora certa, mas não agora’, diz María Corina

Lula e Macron conversam sobre decisão da Meta em encerrar checagem de fatos

Oposição venezuelana diz na Colômbia que Edmundo González será empossado hoje