Mundo

Exército nigeriano retoma cidade das estudantes sequestradas

A cidade de Chibok, na Nigéria, caiu nas mãos do grupo islamita Boko Haram no início da semana passada, mas está segura, segundo porta-voz do exército


	Soldados nigerianos: cidade de Chibok foi recuperada pelo exército
 (Quentin Leboucher/AFP)

Soldados nigerianos: cidade de Chibok foi recuperada pelo exército (Quentin Leboucher/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2014 às 10h13.

A cidade de Chibok, no nordeste da Nigéria, que caiu nas mãos do grupo islamita Boko Haram no início da semana passada, foi retomada pelo exército e milícia locais, informou neste domingo um porta-voz do exército.

Esta cidade do estado de Borno, no centro das atenções desde o sequestro em meados de abril de 279 adolescentes pelo Boko Haram, que provocou uma onda de indignação em todo o mundo, foi tomada pelos islamitas na quinta-feira após várias horas de combates entre os islamitas e os milicianos locais.

"O exército recapturou Chibok às 18h30 de ontem (sábado) à noite", disse o general Olajide Olaleye, porta-voz do exército, em uma mensagem à AFP. "As operações estão em andamento, mas a cidade está segura", acrescentou.

Pogu Bitrus, um líder local de Chibok, também anunciou à AFP que "desde às 17h de ontem (sábado) não há combates com o Boko Haram em Chibok".

Segundo Bitrus, que está em contato com os milicianos no local, a cidade foi retomada após uma operação conjunta entre a milícia local e o exército.

"Os milicianos entraram em Chibok e os soldados permaneceram no exterior da cidade para capturar os insurgentes que tentavam fugir", indicou.

O Boko Haram, cuja insurreição já causou mais de 10.000 mortos nos últimos cinco anos, assumiu o controle de mais de vinte cidade no nordeste da Nigéria nos últimos meses.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaNigériaseguranca-digitalSequestros

Mais de Mundo

Trump afirma aceitar participar de debate com Kamala Harris

Como Kamala Harris mexeu com os números da eleição nos EUA?

Chanceleres de Brasil, Colômbia e México cogitam ir à Venezuela para dialogar com Maduro e González

EUA vai enviar aeronaves de combate ao Oriente Médio em meio a ameaças do Irã e aliados a Israel

Mais na Exame