Mundo

Exército nigeriano retoma cidade das estudantes sequestradas

A cidade de Chibok, na Nigéria, caiu nas mãos do grupo islamita Boko Haram no início da semana passada, mas está segura, segundo porta-voz do exército


	Soldados nigerianos: cidade de Chibok foi recuperada pelo exército
 (Quentin Leboucher/AFP)

Soldados nigerianos: cidade de Chibok foi recuperada pelo exército (Quentin Leboucher/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2014 às 10h13.

A cidade de Chibok, no nordeste da Nigéria, que caiu nas mãos do grupo islamita Boko Haram no início da semana passada, foi retomada pelo exército e milícia locais, informou neste domingo um porta-voz do exército.

Esta cidade do estado de Borno, no centro das atenções desde o sequestro em meados de abril de 279 adolescentes pelo Boko Haram, que provocou uma onda de indignação em todo o mundo, foi tomada pelos islamitas na quinta-feira após várias horas de combates entre os islamitas e os milicianos locais.

"O exército recapturou Chibok às 18h30 de ontem (sábado) à noite", disse o general Olajide Olaleye, porta-voz do exército, em uma mensagem à AFP. "As operações estão em andamento, mas a cidade está segura", acrescentou.

Pogu Bitrus, um líder local de Chibok, também anunciou à AFP que "desde às 17h de ontem (sábado) não há combates com o Boko Haram em Chibok".

Segundo Bitrus, que está em contato com os milicianos no local, a cidade foi retomada após uma operação conjunta entre a milícia local e o exército.

"Os milicianos entraram em Chibok e os soldados permaneceram no exterior da cidade para capturar os insurgentes que tentavam fugir", indicou.

O Boko Haram, cuja insurreição já causou mais de 10.000 mortos nos últimos cinco anos, assumiu o controle de mais de vinte cidade no nordeste da Nigéria nos últimos meses.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaNigériaseguranca-digitalSequestros

Mais de Mundo

Fed: é pouco provável que tarifas de Trump tenham impacto ‘significativo’ na inflação

Bastidores: Caracas tem clima tenso nas ruas e opositores evitam sair de casa com medo de sequestros

Após Trump ameaçar tomar Groenlândia, Dinamarca diz "estar aberta ao diálogo" sobre Ártico

Incêndios florestais da Califórnia são visíveis para passageiros pousando em Los Angeles; veja vídeo