O Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão em julho do ano passado após um plebiscito estipulado em um tratado de paz (Yasuyoshi Chiba/AFP)
Da Redação
Publicado em 4 de abril de 2012 às 14h06.
Juba - As tropas do Sudão do Sul derrubaram nesta quarta-feira um avião militar do Sudão que bombardeava o estado de Unity, em uma nova escalada da violência entre ambos países, informou à Agência Efe o porta-voz do Exército de Juba, Philip Aguer.
As tropas sul-sudanesas dispararam contra a aeronave e conseguiram abatê-la, segundo Aguer, que não confirmou se a tripulação morreu no ataque.
O avião foi derrubado perto da região fronteiriça de Heglig, rica em petróleo e palco de recentes combates entre as forças dos dois países.
Aguer explicou que tanto a aeronave abatida como outra que escapou do ataque de suas tropas 'bombardearam e causaram o caos' no estado de Unity.
A tensão bélica começou a multiplicar-se nas últimas semanas, depois que o Sudão do Sul decidiu suspender sua produção de petróleo, uma fonte de receita fundamental para os dois países.
Nos dias 26 e 27 de março ocorreram confrontos em Heglig, que incluíram ataques aéreos e provocaram o cancelamento da viagem do presidente sudanês, Omar al Bashir, a Juba para reunir-se com o líder sul-sudanês, Salva Kiir.
Bashir assegurou ontem que seu país está disposto a buscar a paz, mas defenderá seu território de qualquer ataque.
O Sudão do Sul declarou sua independência do Sudão em julho do ano passado após um plebiscito estipulado em um tratado de paz assinado em 2005 que pôs fim a uma guerra civil de duas décadas entre ambos países.