Mundo

Ex-vice-presidente sul-africana assume ONU Mulheres

Mlambo fez seu juramento durante uma breve cerimônia celebrada no quartel-general da organização internacional, em Nova York


	Phumzile Mlambo: a nova diretora-executiva da ONU Mulheres, de 57 anos, foi a primeira mulher vice-presidente da África do Sul, cargo que ocupou entre 2005 e 2008
 (PIETER BAUERMEISTER)

Phumzile Mlambo: a nova diretora-executiva da ONU Mulheres, de 57 anos, foi a primeira mulher vice-presidente da África do Sul, cargo que ocupou entre 2005 e 2008 (PIETER BAUERMEISTER)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2013 às 15h42.

Nações Unidas - A ex-vice-presidente sul-africana Phumzile Mlambo tomou posse como nova diretora-executiva da ONU Mulheres nesta segunda-feira, substituindo a chilena Michelle Bachelet.

Mlambo fez seu juramento durante uma breve cerimônia perante o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, celebrada no quartel-general da organização internacional em Nova York.

A ex-vice-presidente sul-africana posou para os fotógrafos com seu marido, o ex-promotor-geral Bulelani Ngcuka, e o secretário-geral e sua esposa, Yoo Coon-Taek.

Mlambo, de 57 anos, foi a primeira mulher vice-presidente da África do Sul, cargo que ocupou entre 2005 e 2008.

Bachelet, primeira diretora-executiva do organismo, renunciou em março para se candidatar eleições presidenciais do Chile em novembro.

A nova diretora-executiva foi parlamentar em 1994, vice-ministra de Comércio e Indústria, ministra de Energia e Mineração e ministra de Cultura da África do Sul, entre outros cargos.

Casada com Ngcuka e mãe de três filhos, Mlambo é formada em Artes, tem pós-graduação em Filosofia e fez parte do Comitê Executivo do Congresso Nacional Africano.

A Assembleia Geral das Nações Unidas criou a ONU Mulheres em julho de 2010 para liderar a luta da comunidade internacional pela igualdade de gênero.

A agência reuniu as quatro entidades que trabalhavam nesse campo: a Unifem, a Divisão para o Avanço da Mulher, o Instraw e o Gabinete do Assessor Especial em Assuntos de Gênero.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaÁfrica do SulMulheresONU

Mais de Mundo

Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo

Papa faz apelo para Ucrânia e Gaza, que passam por 'situação humanitária muito grave'

Deixem o canal': panamenhos protestam contra Trump em frente à embaixada dos EUA

Congresso do Peru investiga escândalo por suposta rede de prostituição internacional