O presidente do Uruguai, José Mujica: José "Pepe" Mujica acompanhou o presidente cubano Raúl Castro na tradicional "Marcha das Tochas" (Ueslei Marcelino/Reuters)
Da Redação
Publicado em 28 de janeiro de 2016 às 13h19.
Havana - O ex-presidente do Uruguai José Mujica (2010-2015) se reuniu em Havana com parte da delegação das Farc que participa dos diálogos de paz colombianos, que têm sede permanente na capital cubana, segundo revelou nas redes sociais o número dois da guerrilha, "Ivan Márquez".
"Os uruguaios apoiam o processo de paz", publicou "Ivan Márquez", em sua conta oficial no Twitter, junto com uma foto na qual é possível ver Mijuca, sua esposa, a senadora Lucía Topolansky, além do máximo chefe da insurgência colombiana, Rodrigo Londoño Echeverri, conhecido como "Timochenko".
No encontro, que aparentemente aconteceu na noite desta quarta-feira, também estiveram presentes os chefes rebeldes "Pastor Alape", "Ricardo Téllez" e "Pablo Catatumbo", membros do grupo negociador das Farc que dialoga com o governo de Juan Manuel Santos desde novembro de 2012 em Havana.
"Escutar o presidente Mujica sempre foi muito enriquecedor", garantiu também no Twitter "Catatumbo".
O líder guerrilheiro insistiu que o agora senador é "uma das poucas autoridades morais que restam neste mundo".
O ex-presidente uruguaio se encontra nesta semana em Havana como convidado especial do prestigiado prêmio literário Casa das Américas e para participar do II Fórum Internacional "Com todos e para todos" sobre a obra do herói independentista cubano José Martí, evento que terminará hoje com uma conferência magistral.
José "Pepe" Mujica acompanhou o presidente cubano Raúl Castro na tradicional "Marcha das Tochas", realizada na noite de ontem, em homenagem a Martí.