Exame Logo

Ex-banqueiro condenado por violar sigilo bancário na Suíça

Executivo terá que pagar uma multa por ter repassado dados dos clientes ao WikiLeaks

O ex-banqueiro suíço Rudolf Elmer entregou dados de suspeitos de evasão fiscal (DIVULGAÇÃO)
DR

Da Redação

Publicado em 19 de janeiro de 2011 às 15h42.

Zurique - O ex-banqueiro suíço Rudolf Elmer, que, em várias ocasiões, entregou ao site WikiLeaks dados sobre supostas fraudes fiscais, foi declarado culpado nesta quarta-feira por violação do sigilo bancário, e condenado a uma multa com sursis, anunciou o juiz.

O tribunal de primeira instância de Zurique declarou Elmer culpado de ter violado o sigilo bancário em várias ocasiões e de coerção e ameaça em vários caos, mas inocente de um alerta de bomba de que foi alvo seu ex-patrão, Julius Baer.

Veja também

O juiz Sebastian Aeppli condenou Elmer a uma multa de 7.200 francos suíços (5.500 euros), com sursis durante dois anos.

O juiz considerou que o acusado fez "parte durante anos do mundo bancário" e tirou proveito disso, e que seu motivo principal não foi a luta contra a sonegação fiscal e sim sua demissão.

Na segunda-feira, Rudolf Elmer entregou pessoalmente ao fundador do WikiLeaks dois CDs com os nomes de 2.000 titulares de contas suspeistas de sonegação fiscal, conforme havia anunciado na vépsera.

"Os documentos mostram os titulares das contas que se escondem por trás do sigilo bancário, provavelmente para tentar escapar do fisco", explicou Elmer, ex-executivo durante oito anos do banco Julius Baer na ilhas Caimã, um território britânico ultramar no Caribe.

Elmer precisou que o conteúdo dos CDs não será divulgado de imediato. "O WikiLeaks verificará os dados e se se trata realmente de evasão fiscal e os publicará mais tarde", explicou.

Entre os titulares das contas figuram 40 políticos e figuras importantes dos Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Grã-Bretanha.

Acompanhe tudo sobre:EuropaJustiçaWikiLeaks

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame