Mundo

Evangelizar pobres não é fazer política, diz papa

"O que significa evangelizar os pobres? Significa aproximar-se deles, servi-los, libertá-los de sua opressão", disse Francisco


	Papa Francisco: "o que significa evangelizar os pobres? Significa aproximar-se deles, servi-los, libertá-los˜
 (REUTERS/Max Rossi)

Papa Francisco: "o que significa evangelizar os pobres? Significa aproximar-se deles, servi-los, libertá-los˜ (REUTERS/Max Rossi)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2016 às 10h39.

Cidade do Vaticano - O papa Francisco disse neste domingo que "a missão" de cada cristão é evangelizar entre os pobres, e ressaltou que esta ação não significa "fazer assistência social, muito menos atividade política".

"O que significa evangelizar os pobres? Significa aproximar-se deles, servi-los, libertá-los de sua opressão e tudo em nome e com o espírito de Cristo", afirmou o pontífice em sua catequese prévia à tradicional oração do Ângelus mariano.

Francisco questionou se, na atualidade, a evangelização dos pobres é prioritária nas comunidades paroquiais e em movimentos eclesiásticos e religiosos.

"Cuidado! Não se trata de fazer assistência social, muito menos atividade política. Trata-se de oferecer a força do Evangelho de Deus, que transforma os corações, cura as feridas, transforma as relações humanas e sociais de acordo com a lógica do amor", disse.

"Os pobres, de fato, estão no centro do Evangelho", acrescentou.

Por essa razão, a evangelização dos mais desfavorecidos da sociedade é, na opinião do pontífice, "a missão de Jesus, da Igreja e de cada batizado".

"Ser cristão e ser missionário é o mesmo. Anunciar o Evangelho, com a palavra e com a vida, é o principal fim da comunidade cristã e de cada membro", declarou.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaReligiãoPapasPapa Francisco

Mais de Mundo

Índia, Mercosul e mais: 6 planos da Europa para depender menos dos EUA

Queda de aprovação e risco de shutdown: como crise do ICE afeta Trump

Irã alerta para 'consequências destrutivas' se UE classificar Guarda Revolucionária como terrorista

Portugal apreende submarino com quase nove toneladas de cocaína vindo da América Latina