Mundo

EUA vão pressionar Kadafi até que renuncie, diz embaixadora

Susan Rice afirmou ser prematuro falar sobre apoio material dos EUA para os rebeldes que buscam depor Kadafi, mas afirmou que haverá pressão para tirá-lo da presidência

Susan Rice: "Vamos manter a pressão sobre Kadafi até que ele deixe o poder e permita que o povo líbio se expresse livremente" (Getty Images)

Susan Rice: "Vamos manter a pressão sobre Kadafi até que ele deixe o poder e permita que o povo líbio se expresse livremente" (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2011 às 11h29.

Washington - A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Susan Rice, disse nesta terça-feira que seu país vai manter a pressão política e financeira sobre o líder líbio, Muammar Kadafi, até que ele renuncie.

Rice deu uma série de entrevistas a emissoras de TV dos EUA, nas quais falou sobre a situação na Líbia.

"Vamos manter a pressão sobre Kadafi até que ele deixe o poder e permita que o povo líbio se expresse livremente e determine seu futuro", declarou Rice ao programa "Good Morning America", da rede ABC.

Mas ela afirmou ser prematuro falar sobre apoio material dos EUA para os rebeldes que buscam depor Kadafi, que está há 41 anos no poder.

"Estamos buscando o diálogo com todos os campos da sociedade líbia", disse ela. "Mas, para ser franca, ainda não se aglutinou uma oposição claramente unificada, por isso é prematuro nesta fase falar sobre reconhecimento ou concessão de material de apoio para tal oposição."

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCrises em empresasEstados Unidos (EUA)LíbiaOriente MédioPaíses ricos

Mais de Mundo

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia

A discreta missa de Natal em uma região da Indonésia sob a sharia

Avião fabricado pela Embraer cai no Cazaquistão com 67 pessoas a bordo