Mundo

EUA: reservas de petróleo baixam mais que o previsto

Queda foi mais forte do que o esperado por analistas; estoques de gasolina aumentaram

De acordo com o Departamento, as reservas de petróleo baixaram em 7,3 milhões de barris na semana passada (Omar Torres/AFP)

De acordo com o Departamento, as reservas de petróleo baixaram em 7,3 milhões de barris na semana passada (Omar Torres/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de setembro de 2011 às 14h19.

Nova York - As reservas de petróleo nos Estados Unidos registraram na semana passada uma nova queda, mais forte que o previsto, e os estoques de gasolina avançaram de forma importante, conforme cifras publicadas nesta quarta-feira pelo Departamento de Energia americano.

De acordo com o Departamento, as reservas de petróleo baixaram em 7,3 milhões de barris, a 339 milhões na semana que terminou no dia 16 de setembro. Os analistas interrogados pela agência Dow Jones Newswires esperavam uma queda de apenas 900 mil barris.

Nas duas últimas semanas, as reservas de petróleo registraram quedas de mais de 10 milhões de barris, afetadas pela passagem de várias tormentas tropicais no golfo do México, zona que produz um quarto do petróleo consumido nos Estados Unidos.

As reservas de gasolina, por sua vez, aumentaram em 3,3 milhões de barris na semana passada, a 214,1 milhões de barris, sendo que os analistas esperavam uma alta de um milhão de barris.

Já os estoques de produtos destilados, entre eles o gasóleo e o fuel-oil para calefação, caíram 900.000 barris, a 157,6 milhões, uma surpresa para os analistas que esperavam um incremento de um milhão de barris.

Considerando todas as categorias, as reservas baixaram 5,3 milhões de barris.

Até às 14H50 GMT (11H50 de Brasília), o barril do "light sweet crude" para entrega em novembro apresentavam alta, ganhando 49 centavos, a 87,51 dólares no New York Mercantile Exchange (Nymex).

Acompanhe tudo sobre:CombustíveisEnergiaEstados Unidos (EUA)Países ricosPetróleo

Mais de Mundo

Payroll: EUA cria 256 mil vagas em dezembro, muito acima da previsão do mercado

Coreia do Sul: autoridades tentam prender ex-presidente e chefe da segurança de Yoon renuncia

Colômbia manterá relações com Venezuela, mas não reconhece reeleição de Maduro

Regulamentar conteúdo nocivo na internet 'não é censura', diz ONU