Mundo

EUA rejeitam poder de veto para novos membros do CS da ONU

Em resposta, Patriota disse que a ampliação do número de membros permanentes e rotativos seria um primeiro passo para atualização do conselho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2013 às 18h05.

Brasília - Os Estados Unidos defendem uma reforma do Conselho de Segurança da ONU em que os novos membros não tenham poder de veto, disse hoje (17) a representante americana nas Nações Unidas, Susan Rice.

Ela se reuniu com o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e falou sobre a aspiração brasileira a uma cadeira permanente no conselho.

A embaixadora afirmou que os Estados Unidos reconhecem a crescente responsabilidade global do Brasil e apreciam a aspiração brasileira a uma cadeira permanente. Entretanto, a embaixadora esquivou-se de comentar um possível apoio formal à candidatura brasileira.

“A legitimidade do conselho se beneficiaria com uma modesta expansão dos membros permanentes e não permanentes, em que os novos membros não tenham poder de veto”, afirmou a embaixadora após a reunião com Patriota.

Susan Rice disse que o Conselho de Segurança da ONU “precisa refletir o século 21”.

Atualmente, são cinco lugares permanentes e dez rotativos. A estrutura foi montada após a 2ª Guerra Mundial.

Em resposta, Patriota disse que a ampliação do número de membros permanentes e rotativos seria um primeiro passo para atualização do conselho.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)DiplomaciaConselho de Segurança da ONU

Mais de Mundo

O inusitado bairro dos EUA onde carros são proibidos

'PIB fantasma' é efeito que já está ocorrendo, diz professor do Insper

Empresa distribui US$ 26 milhões em dinheiro vivo para funcionários na China; veja vídeo

EUA oferecem recompensa de US$ 10 milhões por prisão dos chefes de cartel