Mundo

EUA recusam ajuda alimentar à Coreia do Norte

EUA teme que alimentos sejam desviados para os militares

Bebês se alimentam em um orfanato em na cidade de Chongjin, na Coreia do Norte (Gerald Bourke/AFP)

Bebês se alimentam em um orfanato em na cidade de Chongjin, na Coreia do Norte (Gerald Bourke/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de janeiro de 2012 às 15h38.

Nova York - A Coreia do Norte pediu no final de dezembro que os Estados Unidos ajudassem o país com alimentos, incluindo arroz, mas Washington recusou o pedido e manteve sua oferta de assistência nutricional a crianças, uma fonte com conhecimento das relações bilaterais disse à agência Kyodo News.

O pedido foi feito em data próxima à do funeral do líder Kim Jong Il através da missão norte-coreana na Organização das Nações Unidas, disse a agência, citando a fonte.

Os EUA, no entanto, disseram que podem apenas oferecer ajuda nutricional, com biscoitos e suplementos vitamínicos, a crianças, segundo a fonte. Washington teme que alimentos enviados à Coreia do Norte, principalmente arroz, possam ser desviados para os militares.

Durante uma reunião em Pequim em 15 e 16 de dezembro, os EUA ofereceram assistência nutricional à Coreia do Norte como parte dos esforços para promover negociações que levem à redução do programa nuclear do país asiático.

Depois de estudar a proposta, Pyongyang disse a Washington através de sua missão nas Nações Unidas que gostaria de receber arroz, milho e grãos em vez de assistência nutricional.

Segundo a fonte, os EUA vêm insistindo para que a Coreia do Norte reconsidere a proposta, que Washington acredita ser apropriada em termos humanitários. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país