Mundo

EUA perderão 60 mil barris por dia com maré negra

Projetos de extração no Golfo do México podem ser atrasados entre seis meses e um ano, segundo a AIE

Acidente que causou o vazamento de petróleo no Golfo do México: de acordo com a AIE, impacto na produção será fraco (.)

Acidente que causou o vazamento de petróleo no Golfo do México: de acordo com a AIE, impacto na produção será fraco (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Paris - A produção de petróleo no Golfo do México cairá em 60.000 barris por dia (bd) em consequência da maré negra provocada em abril pela plataforma da BP que explodiu, informou a Agência Internacional de Energia (AIE) em seu relatório mensal, publicado nesta quarta-feira.

As estimativas inicialmente previstas para 2010 na produção de petróleo no Golfo do México cairão em 60.000 bd, efeito direto da maré negra, segundo a AIE.

"A maior parte deste cálculo se baseia no fato de que determinados projetos serão atrasados entre seis e 12 meses por causa da maré negra", explicou a agência, que para 2011 prevê uma queda mais elevada da produção de petróleo na área (até 100.000 bd).

Uma estimativa anterior da AIE previa um impacto duas vezes menor da maré negra no Golfo do México, com uma redução de apenas 30.000 bd em 2010.

"O impacto continua sendo relativamente fraco, e a paralisação não afeta os atuais poços em operação", destacou a agência.

O relatório lembra que o presidente Barack Obama decretou um congelamento das perfurações petrolíferas em águas profundas após o acidente com a plataforma "Deepwater Horizon", da British Petroleum. Esta medida vigora até o dia 30 de novembro.

A produção total de cru nos Estados Unidos chega a 7,45 milhões de bd, e deve permanecer estável entre 2009 e 2011, indicou a AIE.

Leia mais notícias sobre petróleo

Siga as notícias do site EXAME sobre Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:PetróleoPaíses ricosEstados Unidos (EUA)ConsumoEnergia

Mais de Mundo

EUA cobram do Irã garantia pública de livre trânsito no Estreito de Ormuz

Al Gore vê influência de Trump em queda e diz que democratas terão maioria no Congresso

Em meio à onda de calor, Incêndio na Espanha consumiu área equivalente a 9 mil campos de futebol

Após funeral de Khamenei, líder do Irã promete vingança pela morte do pai: 'É a vontade da nação'