Mundo

EUA enviam navio de guerra para ajudar nas buscas a avião

O envio da embarcação ocorreu depois de um pedido do governo da Indonésia

Soldados trabalham em mapa da Indonésia em busca por avião da AirAsia (REUTERS/Joko Sulistyo/Antara Foto)

Soldados trabalham em mapa da Indonésia em busca por avião da AirAsia (REUTERS/Joko Sulistyo/Antara Foto)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2014 às 06h06.

Washington - Um navio de guerra dos Estados Unidos ajudará nas operações de busca do avião da companhia AirAsia, desaparecido no último domingo com 162 pessoas a bordo, informou o Pentágono nesta segunda-feira (data local).

O envio da embarcação ocorreu depois de um pedido do governo da Indonésia. Ambos os países agora estudam outras possíveis contribuições americanas nas buscas, explicou o Departamento de Defesa dos EUA em comunicado.

O destróier USS Sampson, que tem como base San Diego (Califórnia), está desde outubro participando de exercícios de treinamento e segurança marítima no Pacífico.

A embarcação será deslocada ao Mar de Java, local indicado pelos especialistas como o mais provável de o avião ter caído. As áreas de busca também incluem a superfície terrestre do sul da ilha de Bornéu.

Indonésia, Malásia, Cingapura, Austrália, Coreia do Sul, Estados Unidos e China participam com equipamentos e pessoal na operação, que envolve cerca de 30 embarcações e 15 outros aviões. França, Reino Unido e Japão também ofereceram ajuda para encontrar a aeronave.

O voo QZ-8501 da AirAsia saiu de Surabaia, na Indonésia, com destino a Cingapura, onde pousaria duas horas depois, segundo a previsão da companhia.

No caminho, o piloto chamou a torre de controle e pediu permissão para mudar o plano de voo por causa do mau tempo. Poucos minutos depois, os operadores perderam o contato com o avião e não foi emitido nenhum sinal de socorro.

Estavam a bordo 155 passageiros e outros sete integrantes da tripulação. Entre eles há 155 indonésios, três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio e um cingapuriano. 

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoÁsiaAviõesEstados Unidos (EUA)IndonésiaNaviosPaíses ricosTransportesVeículos

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia