Mundo

EUA enfrentam "viagem dura" em conversas com o México, diz Trump

Nesta quinta-feira, representantes dos EUA conversam com o governo mexicano que está furioso com as promessas de erguer um muro entre os países

Conversas: os países também devem tratar de temas como o tráfico de drogas e a entrada ilegal de imigrantes na fronteira (Henry Romero/Reuters)

Conversas: os países também devem tratar de temas como o tráfico de drogas e a entrada ilegal de imigrantes na fronteira (Henry Romero/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 23 de fevereiro de 2017 às 16h08.

Washington - As relações entre o México e o novo governo dos Estados Unidos serão sujeitas a um importante teste nesta quinta-feira, afirmou o presidente Donald Trump.

O republicano enviou os secretários Rex Tillerson (Estado) e John Kelly (Segurança Interna) para uma reunião com autoridades mexicanas, que estão furiosas com as promessas da Casa Branca de erguer um muro entre os países e renegociar o acordo comercial entre os países, entre outros assuntos.

Os norte-americanos chegam à Cidade do México para preparar uma reunião entre os dois presidentes, e também devem tratar de temas como o tráfico de drogas e a entrada ilegal de imigrantes na fronteira.

Segundo um dos principais assessores de Enrique Peña Nieto, o presidente mexicano pode cancelar as conversas com Tillerson e Kelly caso as reuniões preliminares não tragam resultados positivos.

Trump parece ciente disso. Em uma reunião com representantes da indústria no país, o presidente afirmou que seus enviados têm uma "viagem dura" nesta quinta.

"Teremos uma boa relação com o México, espero. Se não tivermos, não teremos", afirmou. "Setenta bilhões em déficit comercial, e isso não inclui as drogas que entram pela fronteira. Como água. Não podemos deixar isso acontecer". Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)México

Mais de Mundo

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas

Polícia da Zâmbia prende 2 “bruxos” por complô para enfeitiçar presidente do país

Rússia lança mais de 100 drones contra Ucrânia e bombardeia Kherson

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia