Mundo

EUA podem discutir preocupações nucleares com Irã

Segundo Carney, posse deRouhani apresenta uma oportunidade para o Irã agir para resolver as preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear


	Porta-voz da Casa Branca, Jay Carney: esperamos que o novo governo iraniano atenda à vontade dos eleitores e faça escolhas que levem a uma vida melhor para o povo iraniano
 (Kevin Lamarque/Reuters)

Porta-voz da Casa Branca, Jay Carney: esperamos que o novo governo iraniano atenda à vontade dos eleitores e faça escolhas que levem a uma vida melhor para o povo iraniano (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2013 às 14h06.

Washington - Os Estados Unidos disseram neste domingo que estão preparados para trabalhar com o novo governo do presidente iraniano Hassan Rouhani para lidar com preocupações sobre o programa nuclear do Irã, se o Irã se engajar seriamente sobre o assunto.

"A posse do presidente Rouhani apresenta uma oportunidade para o Irã agir rapidamente para resolver as profundas preocupações da comunidade internacional sobre o programa nuclear do Irã", disse em comunicado o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

"Caso esse novo governo escolha engajar-se substancialmente e seriamente para cumprir suas obrigações internacionais e encontrar uma solução pacífica para essa questão, encontrará um parceiro disposto nos Estados Unidos", disse ele.

A Casa Branca congratulou Rouhani, considerado politicamente mais moderado do que seu antecessor Mahmoud Ahmadinejad, pela eleição, que disse demonstrar um anseio por mudança entre iranianos.

"Esperamos que o novo governo iraniano atenda à vontade dos eleitores e faça escolhas que levem a uma vida melhor para o povo iraniano", disse Carney.

Rouhani foi eleito em junho e tomou posse no sábado, prometendo "interação construtiva com o mundo" após oito anos sob Ahmadinejad marcados por confrontos diplomáticos e danosas sanções.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricosTestes nucleares

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal