Mundo

EUA: democratas têm maioria de 55 cadeiras no Senado

King foi eleito na semana passada para a vaga que era ocupada pela senadora republicana Olympia Snowe


	Congresso americano: ao invés de retomarem o controle do Senado nas eleições de 6 de novembro, os republicanos perderam duas cadeiras na casa
 (Lawrence Jackson/White House)

Congresso americano: ao invés de retomarem o controle do Senado nas eleições de 6 de novembro, os republicanos perderam duas cadeiras na casa (Lawrence Jackson/White House)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de novembro de 2012 às 14h30.

Washington - Os democratas conseguiram ampliar sua vantagem sobre os republicanos no Senado dos Estados Unidos em dez cadeiras, após o senador independente Angus King, ex-governador do Maine, ter dito nesta quarta-feira que votará com a maioria governista. King foi eleito na semana passada para a vaga que era ocupada pela senadora republicana Olympia Snowe, uma centrista que se aposentou. Como o apoio de king, os democratas terão 55 cadeiras no Senado, ante 45 dos republicanos.

Grupos conservadores e republicanos do Maine gastaram milhões durante a campanha eleitoral, até 6 de novembro, para tentar derrotar King. Ele concorreu como independente, vencendo rivais democratas e republicanos no Maine. King afirmou que mesmo se alinhando com os democratas, continuará a tomar posições independentes quando achar que é necessário e que essa postura foi acertada em reunião com o senador Harry Reid, líder da maioria democrata no Senado americano. King foi governador do Estado do Maine, na Nova Inglaterra, durante dois mandatos como independente.

Ao invés de retomarem o controle do Senado nas eleições de 6 de novembro, os republicanos perderam duas cadeiras na casa. Apesar da maioria, contudo, os democratas ainda estão longe da chamada "super maioria" de 60 cadeiras, que lhes permitiria derrubar qualquer oposição republicana a projetos de lei.

As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPaíses ricosEstados Unidos (EUA)Partido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Petro diz que Trump tem 'cérebro senil' após ser acusado de narcotráfico

Venezuela deve fornecer até 50 milhões de barris de petróleo aos EUA, diz Trump

Presidente interina da Venezuela diz que 'não há agente externo' governando o país

Trump considera usar Forças Armadas dos EUA para obter a Groenlândia, diz Casa Branca