Mundo

ETA: separatistas bascos devem ir mais longe

Segundo a organização armada, deve-se "corrigir os erros" e buscar "caminhos razoáveis"


	Manifestantes pedem a libertação de membros do ETA: em três semanas acontecem as eleições regionais no País Basco
 (Rafa Rivas/AFP)

Manifestantes pedem a libertação de membros do ETA: em três semanas acontecem as eleições regionais no País Basco (Rafa Rivas/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2012 às 09h45.

Madri - A organização armada ETA destacou nesta quinta-feira que os separatistas bascos devem ir mais longe na luta pela autodeterminação do País Basco, "corrigindo os erros" e buscando "caminhos razoáveis" após a recusa de diálogo por Espanha e França.

A três semanas das eleições regionais nesta comunidade autônoma do norte da Espanha, ETA considera, em um comunicado divulgado pelo jornal basco Gara, que a esquerda separatista, que pode sair das urnas em posição de força, "tem que estar preparada para responder aos desafios".

"Podemos dizer que a esquerda abertzale colocou o processo de libertação no bom caminho, mas ainda não estamos mais que no início do caminho", afirma a organização, que renunciou à violência em outubro de 2011, mas ainda não entregou as armas nem anunciou uma dissolução.

"Nos equivocaríamos, no entanto, se ficássemos conformados com o alcançado e concluíssemos que estamos suficientemente preparados", completa a organização separatista armada.

Acompanhe tudo sobre:EspanhaETAEuropaPiigsPolítica

Mais de Mundo

Israel bombardeia aeroporto e 'alvos militares' huthis no Iêmen

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza