Mundo

Estátua de Lênin é derrubada no leste da Ucrânia

Um guindaste derrubou o monumento entre aplausos de milhares de pessoas, durante comício pró-ucraniano

Rebeldes pro-Russian protestam em cima da estátua do fundador da União Soviética, Vladimir Lenin, em Donetsk 
 (REUTERS/KONSTANTIN CHERNICHKIN/FILES)

Rebeldes pro-Russian protestam em cima da estátua do fundador da União Soviética, Vladimir Lenin, em Donetsk (REUTERS/KONSTANTIN CHERNICHKIN/FILES)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de abril de 2015 às 15h31.

Donetsk - Uma estátua de Lênin, fundador da União Soviética, foi derrubada nesta sexta-feira na cidade de Kramatorsk, na região de Donetsk, na Ucrânia, evento que foi transmitido ao vivo pela televisão local.

Durante um grande comício pró-ucraniano um guindaste derrubou o monumento entre aplausos de milhares de pessoas, informou a imprensa do leste da Ucrânia, controlada parcialmente por separatistas pró-Rússia.

A iniciativa de desmontar a estátua, que ficava em frente ao edifício da prefeitura, foi do partido nacionalista Svoboda (Liberdade).

Kramatorsk, antigo bastião pró-Rússia, é desde sua reconquista pelo exército o centro administrativo da parte de Donetsk que está sob controle das forças governamentais.

Desde a explosão no final de 2013 do Maidan, movimento de protesto que provocou a derrubada do presidente Viktor Yanukovich, várias estátuas de Lênin foram retiradas na Ucrânia.

Recentemente, o parlamento ucraniano aprovou várias leis que proíbem a simbologia comunista e equiparam o stalinismo ao nazismo, extremo que o presidente russo, Vladimir Putin, rejeitou categoricamente. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaComunismoEuropaExércitoRússiaUcrânia

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia