Mundo

Estados do Brasil, México e EUA se unem em mercado de carbono

A inclusão desses projetos no Estado do Acre, em Chiapas e na Califórnia pode abrir caminho para outras iniciativas semelhantes

No mercado de carbono, usinas energéticas podem comprar e vender autorizações para a emissão de gases do efeito estufa (EXAME)

No mercado de carbono, usinas energéticas podem comprar e vender autorizações para a emissão de gases do efeito estufa (EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2010 às 10h21.

Davis, Califórnia - O governo do Estado norte-americano da Califórnia assina nesta terça-feira acordos que incorporam projetos piloto de preservação florestal no Estado do Acre e em Chiapas (México) ao mercado californiano de carbono, segundo uma autoridade da Califórnia.

Linda Adams, secretária de Proteção Ambiental da Califórnia, disse que a inclusão desses projetos pode abrir caminho para outras iniciativas semelhantes. Segundo ela, o Acre e Chiapas são regiões muito desmatadas, mas que têm feito progressos consideráveis contra o problema.

"Eles têm a meta de entrar no nosso mercado (de créditos de carbono) quando ele começar, em 2012", disse Adams. "Serão projetos-piloto, em vez de simplesmente uma abertura ao mundo e à polêmica."

Os acordos precisarão ser regulamentados pela Comissão de Recursos do Ar, ligada ao governo da Califórnia e responsável pela regulamentação de questões ligadas ao clima.

Pelo mecanismo de créditos de carbono, indústrias e usinas energéticas podem comprar e vender autorizações para a emissão de gases do efeito estufa, sob a premissa que de o mercado irá encontrar por si só a melhor forma de controlar as emissões.

Empresas que emitem além da sua quota podem adquirir créditos relacionados a projetos que reduzam as emissões em outro lugar. A preservação florestal é considerada a forma mais barata de reduzir as emissões, mas isso é polêmico. Os poucos mercados de carbono já existentes no mundo têm evitado a concessão de créditos pela chamada Redução das Emissões pelo Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).

O mercado de carbono da Califórnia começará a operar em 2012.

Os governadores do Acre e de Chiapas participam na Califórnia da terceira Cúpula Global Climática de Governadores, que se destina a estimular ações de governos locais contra a mudança climática -- um esforço que ganha ainda maior importância diante da falta de ação mundial e dos EUA na questão climática.

O governador republicano da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, em breve entregará o cargo ao democrata Jerry Brown, que foi eleito pregando a importância de manter a lei estadual sobre a mudança climática.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambientePoluiçãoPreservação ambiental

Mais de Mundo

Otan afirma que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia

Líder da Coreia do Norte diz que diálogo anterior com EUA apenas confirmou hostilidade entre países

Maduro afirma que começa nova etapa na 'poderosa aliança' da Venezuela com Irã

Presidente da Colômbia alega ter discutido com Milei na cúpula do G20