Mundo

Estado Islâmico mantém sólido apoio na internet

Segundo a Europol, a agência europeia de polícias, "os grupos jihadistas utilizam plataformas e fóruns para difundir propaganda terrorista"

EI: o "califado" autoproclamado do EI está muito debilitado pela série de reveses nos campos de batalha (Dado Ruvic/Reuters)

EI: o "califado" autoproclamado do EI está muito debilitado pela série de reveses nos campos de batalha (Dado Ruvic/Reuters)

A

AFP

Publicado em 15 de setembro de 2017 às 12h37.

O grupo Estado Islâmico (EI) conserva uma "sólida base de claros apoios" na internet, apesar das derrotas no militares na Síria e no Iraque, informou a Europol, a agência europeia de polícias.

"Os grupos jihadistas utilizam igualmente pequenas plataformas e fóruns para difundir propaganda terrorista", afirmou a Europol.

A relativa regressão da propaganda "oficial" do EI no último mês abriu mais espaço para o conteúdo gerado pelos usuários pró-EI, segundo um comunicado da agência com sede em Haia.

"Isto mostra que o EI conserva sua sólida base de claros apoios no entorno virtual da internet", completa.

A Europol publicou as conclusões após uma sessão de trabalho de dois dias com especialistas da Bósnia-Herzegovina, República Tcheca, Estônia e Hungria sobre a investigação e identificação dos conteúdos publicados on-line pelos grupos jihadistas.

"As organizações jihadistas e seus partidários continuam abusando de diversas plataformas para expandir sua propaganda", completa a Europol, embora tenham sido obrigadas a "passar para plataformas menores".

A Grã-Bretanha já anunciou um plano para reprimir o conteúdo extremista na internet após os recentes atentados de Londres e Manchester.

A primeira-ministra Theresa May deseja o desenvolvimento de instrumentos para identificar e retirar automaticamente os conteúdos "perigosos".

O "califado" autoproclamado do EI está muito debilitado pela série de reveses nos campos de batalha no Iraque e na Síria.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasEstado IslâmicoInternetTerrorismoTerroristas

Mais de Mundo

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos

Trump afirma que declarará cartéis de drogas como organizações terroristas