Espanha vai votar reconhecimento do Estado da Palestina

A resolução não vinculativa, apresentada pelo partido socialista de oposição, será debatida na terça-feira

Madri - O parlamento da Espanha vai realizar uma votação simbólica na próxima semana sobre o reconhecimento do Estado da Palestina.

A resolução não vinculativa, apresentada pelo partido socialista de oposição, será debatida na terça-feira. A expectativa é que os conservadores do governo vão apoiá-la.

Se aprovada, a medida segue os passos de outros países europeus a fim de aumentar a pressão para uma solução com dois Estados no conflito entre israelenses e palestinos.

A Inglaterra e a Irlanda aprovaram moções similares no último mês.

O governo da Suécia foi um passo além e reconheceu oficialmente o Estado da Palestina em 30 de outubro, provocando um forte protesto de Israel, que retirou o embaixador de Estocolmo.

Os esforços na Europa refletem uma crescente impaciência internacional com o quase meio século de controle de Israel na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, além do bloqueio na Faixa de Gaza.

Fonte: Associated Press.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.