Mundo

Espanha reforça medidas de segurança para Dia de Reis

Madri e Barcelona decidiram aumentar a segurança após o ataque na feira de Natal de Berlim, em 19 de dezembro

Dia de Reis: haverá um "aumento da presença de patrulhas tanto a pé quanto em veículos, nos itinerários e na zona imediata de influência" (Getty Images)

Dia de Reis: haverá um "aumento da presença de patrulhas tanto a pé quanto em veículos, nos itinerários e na zona imediata de influência" (Getty Images)

A

AFP

Publicado em 4 de janeiro de 2017 às 13h36.

Os reis magos, Melchior, Gaspar e Baltazar, levarão nesta quinta-feira seus presentes à Espanha escoltados por fortes medidas de segurança, destinadas a evitar atentados como o que deixou recentemente 12 mortos em um mercado de Natal de Berlim.

Por ocasião da tradicional festa, que reúne nas ruas centenas de milhares de famílias, Madri e Barcelona decidiram proibir, salvo exceções, a circulação de veículos de mais de 3,5 toneladas.

Esta ação tem por objetivo prevenir que um caminhão avance contra a multidão, como fizeram os extremistas na cidade francesa de Nice em 14 de julho passado (86 mortos) e em Berlim em 19 de dezembro (12 mortos). As autoridades espanholas mantêm atualmente o nível de alerta terrorista em 4 (sobre uma escala de 5).

O ministério do Interior indicou em um comunicado que em geral haverá um "aumento da presença de patrulhas tanto a pé quanto em veículos, nos itinerários e na zona imediata de influência".

Também estão previstos "postos policiais de reação em pontos estratégicos" dos itinerários, e controles nos acessos de pessoas, segundo o ministério, que não quis informar quantos agentes serão mobilizados entre a polícia nacional e agentes locais.

Na capital espanhola, onde são esperados centenas de milhares de presentes, a restrição de veículos pesados foi anunciada a parti de terça-feira e até quinta-feira, para proteger a grande cavalgada de 5 de janeiro, que percorrerá 3 quilômetros do Paseo de la Castellana.

Nos acessos a este grande eixo norte-sul, serão instalados obstáculos móveis, como patrulhas e grades.

A medida também está em vigor para as 16 cavalgadas previstas em 14 distritos madrilenhos, entre 3 e 5 de janeiro.

Em Barcelona, a medida será aplicada especificamente durante a grande cavalgada de quinta-feira, de 5 quilômetros de percurso, indicou a prefeitura nesta quarta-feira em um comunicado.

Uma fonte municipal indicou à AFP que é esperado o mesmo número de presentes que no ano passado, cerca de 650.000 pessoas.

As autoridades espanholas tomaram um susto quando na semana passada a polícia encontrou vídeos de dois supostos extremistas, que apareciam armados junto a imagens da madrilenha Puerta del Sol.

As autoridades não encontraram até o momento indícios concretos de preparação de um atentado por parte dos detidos, ambos cidadãos espanhóis.

De qualquer forma, as celebrações da noite do Ano Novo ocorreram sob fortes medidas de segurança.

Para prevenir um ataque com um caminhão, a polícia instalou em Madri obstáculos físicos volumosos ao redor da Puerta del Sol, onde mais de 20.000 pessoas se reuniram para celebrar o novo ano comendo as tradicionais 12 uvas.

A Festa dos Reis Magos é uma das mais populares da Espanha e acontece na véspera da entrega de presentes na manhã do dia 6 de janeiro, Dia da Epifania e feriado em todo o país.

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasEspanhaSegurança pública

Mais de Mundo

Diretriz aprovada pelo Vaticano permite a seminários aceitarem homens gays na Itália

Exército sudanês recupera cidade-chave controlada por paramilitares

Extrema direita alemã expõe seus planos radicais às vésperas das eleições

Procurador responsável por investigações contra Trump renuncia