Mundo

Eslovênia bloqueia trem com refugiados vindo da Croácia

A Polícia da Eslovênia bloqueou, na fronteira com a Croácia, a passagem do primeiro trem com 250 refugiados do Oriente Médio com origem no país vizinho


	Refugiados esperam para embarcar em trem na Europa
 (Reuters / Bernadett Szabo)

Refugiados esperam para embarcar em trem na Europa (Reuters / Bernadett Szabo)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de setembro de 2015 às 19h29.

Zagreb - A Polícia da Eslovênia bloqueou nesta quinta-feira na cidade de Dobova, na fronteira com a Croácia, a passagem do primeiro trem com 250 refugiados do Oriente Médio com origem no país vizinho, informou a agência de notícias eslovena "STA".

Outros grupos de imigrantes chegaram pela estrada ao ponto fronteiriço croata de Bregana, mas ainda não puderam entrar na Eslovênia, de acordo com a emissora pública eslovena "TvSlo".

Sites eslovenos publicaram hoje fotos com os refugiados sírios sentados na estrada com cartazes com mensagens como "Só somos refugiados", "Queremos paz" e "Deixem-nos passar".

Cerca de 9 mil refugiados do Oriente Médio entraram desde ontem na Croácia vindos da Sérvia. A grande maioria tem pressa em prosseguir para a Eslovênia e depois aos países da Europa Ocidental, sobretudo para Alemanha e Suécia.

Não está claro, no entanto, como será o tratamento dado aos imigrantes pela Eslovênia. O governo local anunciou hoje que "não permitirá o estabelecimento de um corredor para refugiados" através do país.

O primeiro-ministro, Miro Cerar, disse que seu país está comprometido com a proteção das fronteiras estabelecidas nos Acordos de Schengen. E afirmou que enviará de volta à Croácia todos os que não pedirem asilo no país ou que tentarem cruzar a fronteira de forma ilegal ou sem a documentação adequada.

Apesar de integrar a União Europeia (UE), a Croácia não faz parte da região de livre fronteira de Schengen, assim como a Eslovênia.

Alguns veículos de comunicação croatas afirmaram hoje que grupos de refugiados já foram enviados de volta pelo país vizinho. 

Acompanhe tudo sobre:CroáciaEslovêniaEuropaRefugiados

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame