Escova de dentes solar dispensa creme dental

Cabo do aparelho possui uma barra de titânio que reage na presença da luz e elimina a placa bacteriana

São Paulo - O futuro da higiene bucal pode ser solar. Pelo menos é o que pretendem pesquisadores da Universidade de Saskatchewan, no Canadá, que criaram uma escova de dentes capaz de realizar toda a limpeza oral usando apenas a energia do sol.

As escovas Soladey dispensam pasta de dente porque funcionam através de uma barra de titânio sensível à luz que se localiza no cabo da escova. Quando exposta à luz (natural ou artificial), ela libera íons que, ao se misturarem com a saliva, produzem uma reação química capaz de neutralizar a placa bacteriana.

A saliva atua como ingrediente natural e não-abrasivo de limpeza e quanto mais forte for a fonte de luz mais eficaz é a utilização da escova. Segundo os criadores, Soladey tira até mesmo o amarelado causado pelo cigarro. O aprelho é fabricado pela empresa japonesa Shiken e precisa da mesma quantidade de luz que uma calculadora comum para funcionar.

Além de natural, a higiene oral também torna-se mais econômica. Para aqueles que acham difícil deixar para trás a pasta de dentes, os cientistas recomendam quantidades muito pequenas. Por enquanto, a escova de energia solar está em fase de testes de testes com 120 jovens.

O objetivo é certificar-se dos resultados oferecidos pela escova em comparação com um modelo comum aplicado para escovação tradicional. No mínimo, ela sai na frente só por tornar desnecessário o esforço para espremer a última gota de pasta de dente do tubo.

Leia mais sobre produtos verdes
Acompanhe as notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter
 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.