Mundo

Escócia pode se declarar independente do Reino Unido em 2016

Em setembro de 2014, os escoceses maiores de 16 anos poderão votar em um referendo que perguntará 'Deveria a Escócia ser um país independente? Sim ou não'


	As últimas pesquisas assinalam que a maioria da população escocesa, ao redor de 47%, apoia a permanência no Reino Unido
 (Creative Commons/flickr/ChrisYunker)

As últimas pesquisas assinalam que a maioria da população escocesa, ao redor de 47%, apoia a permanência no Reino Unido (Creative Commons/flickr/ChrisYunker)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de novembro de 2013 às 10h40.

Londres - A Escócia poderia se transformar em um país independente no dia 24 de março de 2016 se o 'sim' vencer no referendo previsto para o setembro próximo, anunciou neste sábado a vice-ministra principal escocesa, Nicola Sturgeon.

Essa data está contida no Livro Branco sobre a independência, que pretende responder a todas as perguntas a respeito e que o Governo autônomo escocês apresentará na próxima terça-feira dia 26 em Glasgow.

O documento, de 670 páginas, é uma 'guia' sobre a independência da Escócia pois estabelece 'os argumentos econômicos, sociais e democráticos a favor da independência', de acordo com a 'segunda' do ministro principal Alex Salmond, do Partido Nacional Escocês (SNP).

Sturgeon assinalou que o Livro Branco 'demonstrará a força financeira da Escócia e os detalhes de como se declararia a independência, as negociações, as preparações e os acordos que serão necessários no período de transição desde o voto de setembro próximo'.

Em 18 de setembro de 2014, os escoceses maiores de 16 anos poderão votar em um referendo no qual se perguntará 'Deveria a Escócia ser um país independente? Sim ou não'.

Se a opção da independência vencer, a Escócia se declararia Estado em 24 de março de 2016, um dia após dissolver o Parlamento, e em maio desse ano seriam convocadas eleições pela primeira vez para uma Escócia independente.

O dia 24 de março é aniversário da assinatura da Ata de União, que define os termos de união entre Inglaterra e Escócia desde 1707.

As últimas pesquisas assinalam que a maioria da população escocesa, ao redor de 47%, apoia a permanência no Reino Unido, mas mostram também um alto número de indecisos, cerca de 24%.

Acompanhe tudo sobre:EscóciaEuropaInglaterraPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua