Mundo

Erupção de vulcão nas Filipinas evacua mais de mil pessoas

Especialistas declararam o alerta número um, que estabelece um comportamento anormal do vulcão e prevê a possibilidade de mais eruções


	Especialistas declararam o alerta número um, que estabelece um comportamento anormal do vulcão e prevê a possibilidade de mais eruções
 (Reuters)

Especialistas declararam o alerta número um, que estabelece um comportamento anormal do vulcão e prevê a possibilidade de mais eruções (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de maio de 2015 às 09h40.

Manila - As autoridades filipinas evacuaram nesta quinta-feira 1.102 pessoas após a erupção do vulcão Bulasan durante a madrugada, que lançou uma coluna de cinzas durante cerca de 3,5 minutos que alcançou os 250 metros de altura.

O escritório provincial de Sorsogon de resposta aos desastres naturais detalhou ao jornal local "Inquirer" que todos os evacuados são moradores de Cogon, uma das aldeias que crescem próxima à montanha de 1.565 metros sobre o nível do mar e situada cerca de 250 quilômetros ao sudeste de Manila.

Os evacuados foram instalados temporariamente no Instituto Nacional Gallanosa, no bairro de São Pedro.

"Cogon é a zona mais afetada por causa da direção do vento", explicou o diretora da citada escritório, Ghraben Dimaano.

Os especialistas da agência nacional de vulcanologia declararam o alerta número um, que estabelece um comportamento anormal do vulcão e prevê a possibilidade de mais eruções, e impuseram uma zona de segurança de nove quilômetros de raio ao redor da cratera.

As autoridades temem, além disso, que as precipitações anunciadas para amanhã na zona causem inundações e deslizamentos de terra.

A de ontem a noite foi a segunda erupção de Bulusan em maio, após a sofrida no Dia dos Trabalhadores e na qual também lançou outra coluna de cinzas durante cerca de cinco minutos.

O arquipélago filipino fica sobre uma zona de intensa atividade sísmica inscrita dentro do chamado "Anel de fogo do Pacífico", e dispõe de 23 vulcões ativos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDesastres naturaisFilipinasVulcões

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua