Mundo

Equador desmente acusações do Paraguai sobre militares

A embaixada indicou que ''essas tendenciosas acusações servem apenas para fomentar a discórdia e a desinformação''

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2012 às 21h09.

Quito - O governo do Equador negou as declarações da ministra da Defesa do Paraguai, María Liz García, que acusou o embaixador equatoriano em Assunção, Julio Prado, de participar de conversas com os comandantes das Forças Armadas paraguaias para instigar uma sublevação.

Em comunicado divulgado pela Chancelaria de Quito, a embaixada equatoriana afirma que essa declaração ''não se ajusta à verdade do ocorrido'' e ''desmentiu categoricamente'' as declarações de García, ''nas quais se pretende vincular o embaixador equatoriano Julio Prado em supostas conversas com chefes militares paraguaios''.

''É de público e notório conhecimento que a presença do embaixador Julio Prado no Palácio Presidencial na sexta-feira passada estava unicamente em função de acompanhar o senhor ministro das Relações Exteriores do Equador, Ricardo Patiño, às reuniões de chanceleres da Unasul, tal como o fizeram os demais embaixadores da região'', acrescentou.

A embaixada indicou que ''essas tendenciosas acusações servem apenas para fomentar a discórdia e a desinformação''.

García acusou nesta quinta-feira a Venezuela de ter instigado uma sublevação das Forças Armadas durante as tensas horas do último dia 22, nas quais o Senado paraguaio submeteu a um julgamento político o então presidente Fernando Lugo, que culminou com o impeachment do ex-bispo.

A ministra disse que o suposto instigador teria sido o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, que naquele dia se encontrava em Assunção como parte da delegação da União de Nações Sul-americanas (Unasul).

Segundo García, Maduro se reuniu no Palácio Presidencial, acompanhado de Prado, com os comandantes das Forças Armadas paraguaias. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEquadorExércitoParaguai

Mais de Mundo

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal