Mundo

Entenda o que é a Superterça americana

Nesta terça-feira (5/2), metade dos delegados republicanos e democratas será eleita

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 18h39.

As eleições presidenciais dos Estados Unidos são indiretas. Os americanos indicam delegados que votam nos concorrentes à Casa Branca, em um processo complexo, dispendioso e demorado. Por isso, esta terça-feira (5/2) é aguardada com grande expectativa por todos os pré-candidatos democratas e republicanos. Nela, 24 estados americanos realizarão eleições primárias e cáucus para escolherem os delegados partidários que, por sua vez, indicarão os candidatos de cada partido em suas convenções nacionais. Mais da metade dos delegados da convenção deve ser eleita nesta terça.

Entenda, a seguir, os principais pontos da Superterça:

- O que é?

24 estados americanos realizarão eleições primárias e cáucus para elegar os delegados que indicarão os candidatos de cada partido à Casa Branca. Em 19 desses estados, haverá eleições para definir os candidatos dos dois partidos. Em três deles, apenas as primárias do Partido Democrata serão realizadas. Em outros dois, apenas os republicanos irão às urnas. Mais da metade dos delegados em jogo neste ano serão eleitos neste dia, incluindo os de estados importantes, como Califórnia, Nova York e Illinois.

- Que estados participam da Superterça?

Eleições de ambos os partidos: Alabama, Alasca, Arizona, Arkansas, Califórnia, Colorado, Connecticut, Delaware, Geórgia, Illinois, Massachusetts, Minnesota, Missouri, Nova Jersey, Nova York, Dakota do Norte, Oklahoma, Tennessee, Utah.

Somente democratas: Idaho, Kansas, Novo México

Somente republicanos: Montana, Virgínia do Oeste

Detalhes: os eleitores do partido democrata que vivem fora dos Estados Unidos também poderão votar pela internet. Além dos estados americanos, uma possessão do país, a Samoa Americana, também participa da Superterça.

- A Superterça será capaz de definir os candidatos à corrida presidencial?

Matematicamente, para ser indicado candidato pelo Partido Democrata, são necessários 2.025 delegados na convenção nacional. Para os Republicanos, o número é de 1.191 delegados. Apesar da importância da Superterça, nenhum dos pré-candidatos conseguirá atingir o mínimo necessário. Poderá, porém, abrir uma vantagem grande, que o torne virtualmente imbatível por seus rivais.

- Houve outras primárias e cáucus antes da Superterça?

Sim, mas o número de delegados em jogo foi muito pequeno. Até esta terça, os democratas realizaram eleições em seis estados americanos, mas duas delas foram descartadas por divergências entre os diretórios estadual e nacional do partido. Por isso, o total de delegados eleito até o momento é de 137, ou 3% do 4.409 delegados democratas em jogo. Já os republicanos promoveram prévias em oito estados, chegando a 238 delegados, ou 10% do total do partido.

- Se a Superterça não definir os candidatos, que outras datas são importantes para a eleição americana?

O próximo grande evento da corrida presidencial é o dia 4 de março, quando o Texas, segundo estado mais populoso do país, realizará suas primárias, junto com Ohio. Outras datas importantes são as primárias da Pensilvânia, em Abril, e da Carolina do Norte e Indiana, em maio.

- As eleições primárias podem terminar sem um candidato definido para os partidos?

Geralmente, quando a rodada de eleições primárias e cáucus termina, os candidatos são conhecidos e a convenção nacional apenas confirma o resultado. Mas há a possibilidade de os partidos chegarem à convenção sem um candidato definido. A última vez em que isso aconteceu foi na convenção democrata de 1952.

- Quem pode votar nas eleições primárias e cáucus?

Em alguns estados, os eleitores precisam se registrar em um dos partidos para votar, e só podem participar da indicação do partido em que estão registrados. Nesta Superterça, porém, mais da metade dos estados vão permitir o voto de eleitores independentes - isto é, não filiados a nenhum partido. Em alguns casos, os eleitores se registram no próprio dia no partido. Em outros, é necessário se alistar com antecedência. Em alguns estados, como a Califórnia e Nova Jersey, o número de eleitores independentes alcança os milhões, e pode ter um impacto significativo sobre a prévia dos partidos.

- Quando surgiu a Superterça?

O termo começou a ser empregado no início dos anos 80, quanto três estados do Sul passaram a realizar, simultaneamente, suas primárias na segunda terça-feira de março. Mas a primeira Superterça de porte ocorreu em 8 de março de 1988.

Com informações da BBC.

 

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame