Mundo

Enfrentamentos no Afeganistão deixam sete talibãs mortos

Nas últimas semanas, dezenas de insurgentes morreram e ficaram feridos em choques armados entre os talibãs e o Estado Islâmico


	Combatentes do grupo Estado Islâmico (EI): os conflitos começaram em três aldeias do distrito de Shirzad na província de Nangarhar
 (ISIL/AFP)

Combatentes do grupo Estado Islâmico (EI): os conflitos começaram em três aldeias do distrito de Shirzad na província de Nangarhar (ISIL/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de junho de 2015 às 14h35.

Cabul - Pelo menos sete talibãs morreram, seis ficaram feridos e 20 foram capturados em enfrentamentos com supostos membros do Estado Islâmico (EI) no leste do Afeganistão, informaram nesta segunda-feira à Agência Efe fontes oficiais.

Os combates começaram em três aldeias do distrito de Shirzad na província de Nangarhar, onde há semanas ocorrem choques entre ambos os grupos, disse o chefe da Administração local, Mohammad Mashooq.

O chefe de distrito afirmou que entre os falecidos está um comandante talibã, Mawlawi Haqqyar, e também houve baixas entre combatentes do EI, mas sem precisar números, já que "o Daesh (o acrônimo do EI em árabe) não permite à população local informar sobre suas atividades e eles não revelam suas vítimas".

"Cerca de 300 combatentes -do EI-, alguns junto com suas famílias, vivem em tendas de campanha e estão bem armados comparados com os talibãs", declarou Mashooq.

O porta-voz do Corpo do Exército afegão, Numan Hatifi, com base em Nangarhar, manifestou à Agência Efe que o EI "quer mostrar seu poder contra os talibãs, mas somos conscientes da situação e não deixaremos que este grupo seja nenhuma ameaça para o povo e as Forças de Segurança".

Nas últimas semanas, dezenas de insurgentes morreram e ficaram feridos em choques armados entre os talibãs e o EI pelo controle de várias áreas da província.

As áreas fronteiriças com o Paquistão como Nangarhar têm um importante valor estratégico para os insurgentes no Afeganistão, cujo cenário de guerra foi alterado com a recente irrupção de novos grupos que proclamam sua lealdade ao EI. 

Acompanhe tudo sobre:AfeganistãoÁsiaPaquistãoTalibã

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua