Encurralados no Iraque se agarram a helicópteros para fugir
Yazidis que estão escondidos do Estado Islâmico nas montanhas do Iraque tentam escapar se agarrando em helicópteros que levam ajuda humanitária
Da Redação
Publicado em 12 de agosto de 2014 às 11h59.
São Paulo - Desde a semana passada, helicópteros levam ajuda humanitária aos milhares de yazidis - minoria religiosa perseguida pelo Estado Islâmico - que estão encurralados em montanhas no norte do Iraque .
Estima-se que entre 10 mil e 40 mil yazidis estejam encurralados no Monte Sinjar, presos entre as armas dos radicais islâmicos - que tomaram as estradas que dão acesso ao local - e a fome, a sede e o forte calor.
O EI , que é conhecido pela brutalidade com que lida com seus inimigos, vê os yazidis como infiéis e só os dá duas opções: a conversão ao ilsamismo ou a morte. Segundo o ministro de Direitos Humanos do Iraque, 500 yazidis já foram mortos pelos radicais.
O desespero do fugitivos é tanto que, ao verem um helicóptero levando ajuda humanitária se aproximar, muitos tentam se agarrar à aeronave na tentativa de escapar de lá.
Uma dessas tentativas de fuga foi registrada por um repórter da BBC que acompanhava uma missão humanitária. Veja no vídeo abaixo:
http://www.bbc.co.uk/emp/worldwide/player.swf
O jornalista do Channel 4, Jonathan Rugman, também registrou uma destas missões humanitárias e usou sua conta do Twitter para mostrar a situação dos yazidis.
No vídeo abaixo, ele mostra o desespero dos yazidis que tentam entrar no helicóptero. Dezenas tentam, mas poucos conseguem ser resgatados.
http://c.brightcove.com/services/viewer/federated_f9?isVid=1
Veja algumas fotos que Rugman tirou de dentro do helicóptero enquanto acompanhava a missão humanitária. Mesmo após conseguirem fugir, a tristeza ainda domina os yazidis:
"Esta refugiada yazidi foi brevemente separada de seu bebê na luta para obter lugar no helicóptero. Ela chorou a maior parte do vôo"