Mundo

Encomenda à indústria na zona do euro sobe 0,1% em janeiro

Em relação ao mesmo mês do ano passado, alta foi de 20,9%

Autoindústria: resultado na zona do euro foi pior que o esperado pelos economistas (Fabrizio Costantini/Getty Images)

Autoindústria: resultado na zona do euro foi pior que o esperado pelos economistas (Fabrizio Costantini/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2011 às 08h53.

Londres - As encomendas à indústria da zona do euro subiram 0,1% em janeiro, na comparação com dezembro, informou hoje o bloco. Em relação a janeiro do ano passado, houve alta de 20,9%. O resultado foi pior que o esperado pelos economistas, que previam alta mensal de 1,0% e anual de 21,6%. Já os números de dezembro foram revisados para cima, para apontar aumento de 2,7% em relação a novembro e crescimento de 19,2% ante dezembro de 2009.

Na Alemanha, a maior economia entre os países que utilizam o euro como moeda, as encomendas à indústria cresceram 3,7% em janeiro ante dezembro, após uma queda mensal de 2,9% em dezembro. Na França, as encomendas caíram 7,8% em janeiro ante dezembro e, na Itália, recuaram 1,5% no período.

Também em termos mensais, as encomendas de bens intermediários na zona do euro aumentaram 4,4% e as de bens de consumo duráveis subiram 2,8%. Já as encomendas de bens de capital (máquinas e equipamentos) recuaram 2,6%, enquanto as de bens de consumo não duráveis caíram 1,3%.

Excluindo equipamentos de transporte pesado - uma categoria que inclui navios, trens e aeronaves e tende a ser volátil -, as encomendas à indústria da zona do euro subiram 1,6% em janeiro ante dezembro e 22,4% em relação a janeiro de 2010, após aumentarem 1,8% no mês e 19,4% no ano em dezembro. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Indústrias em geralEuropaIndicadores econômicosIndústriaUnião Europeia

Mais de Mundo

Brasil lidera ranking mundial de assassinatos de pessoas trans

França debate proibição de redes sociais para menores de 15 anos

Trump ameaça aumentar em 25% tarifas para produtos da Coreia do Sul

Maioria dos americanos reprova política de imigração de Trump, diz pesquisa Reuters/Ipsos