Mundo

Empresas de aviação pedem ajuda ao Reino Unido para sobreviver a crise

A situação piorou durante o final de semana, após destinos turísticos como a Espanha terem declarado estado de emergência

British Airways: companhia tem cancelado voos pelo mundo (Steve Parsons/PA Images/Getty Images)

British Airways: companhia tem cancelado voos pelo mundo (Steve Parsons/PA Images/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 15 de março de 2020 às 15h03.

Última atualização em 15 de março de 2020 às 21h02.

Londres - Empresas de aviação pediram ao governo britânico neste domingo que ajude a garantir sua sobrevivência durante a crise causada pelo coronavírus, após os Estados Unidos terem ampliado restrições a viajantes europeus para que atinjam também o Reino Unido.

A British Airways, parte do International Consolidated Airlines Group, alertou na sexta-feira sobre a ameaça representada pelo coronavírus, que tem cancelado voos pelo mundo.

A situação piorou durante o final de semana, após destinos turísticos como a Espanha terem declarado estado de emergência e com a decisão do governo do presidente norte-americano Donald Trump de acrescentar Reino Unido e Irlanda à lista de países que enfrentarão restrições de viagem.

"O tempo para agir é agora", disse a Airlines UK, uma associação de empresas de aviação com operações no Reino Unido, cujos membros incluem British Airways, Virgin Atlantic, Norwegian e Ryanair.

"Nós estamos falando sobre o futuro da aviação no Reino Unido-- uma de nossas indústrias de classe mundial -- e, a menos que o governo se organize, quem sabe o que restará dela assim que sairmos dessa bagunça", acrescentou.

O presidente do conselho do grupo Virgin, principal acionista da aérea Virgin Atlantic, deve pedir ao governo até 7,5 bilhões de libras (9,2 bilhões de dólares) para apoio à indústria, segundo a Sky News.

O governo tem se reunido com líderes da indústria aérea e novas discussões devem ocorrer durante esta semana.

"Nós reconhecemos o quão difícil a atual situação é para o setor de aviação e, no governo, estamos interagindo com a liderança do setor para apoiar trabalhadores, empresas e passageiros", disse um porta-voz do governo.

Acompanhe tudo sobre:AviaçãoBritish AirwaysCoronavírus

Mais de Mundo

Azerbaijan Airlines diz que avião caiu devido a 'interferências externas, físicas e técnicas'

EUA veem indícios de que míssil atingiu avião fabricado pela Embraer, dizem emissoras

Companhia do Azerbaijão cancela voos para sete cidades russas após queda de avião da Embraer

Presidente do Panamá rechaça reduzir pedágio de canal após exigência de Trump