Mundo

Emirados Árabes Unidos: novo líder é meio-irmão do presidente anterior

Os Emirados Árabes Unidos nomearam Mohammed bin Zayed al Nahyan como novo presidente, após a morte de seu meio-irmão, Khalifa bin Zayed Al Nahyan

Burj Khalifa - maior predio do mundo  em Dubai nos Emirados Arabes Unidos
 (Leandro Fonseca/Exame)

Burj Khalifa - maior predio do mundo em Dubai nos Emirados Arabes Unidos (Leandro Fonseca/Exame)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de maio de 2022 às 15h45.

Os Emirados Árabes Unidos nomearam Mohammed bin Zayed al Nahyan como novo presidente, após a morte de seu meio-irmão, Khalifa bin Zayed Al Nahyan.

A mudança de comando deve ter pouco impacto político ou implicações econômicas para o país no curto prazo, já que o novo líder há anos estava envolvido na política doméstica e externa local, ao lado de outros poderosos irmãos e outros líderes da federação.

Sheikh Mohammed é considerado o principal responsável pela decisão dos Emirados Árabes Unidos de manterem relações diplomáticas com Israel e por seus esforços para fazer lobby com os EUA e outras nações a fim de conter o que consideram a política expansionista do Irã no Oriente Médio.

Desde que a Rússia invadiu a Ucrânia, os Emirados Árabes têm buscado um papel de neutralidade, condenando as ações russas, mas evitando implementar as sanções americanas e europeias, além de manter abertura para russos buscando refúgio ou mudar sua riqueza de endereço. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Emirados Árabes

Mais de Mundo

Netanyahu diz que segunda fase de cessar-fogo em Gaza começará em breve

Benim frustra golpe de Estado após militares anunciarem queda do presidente

Eleições em Honduras seguem indefinidas com liderança de candidato apoiado por Trump

Kremlin vê alinhamento na política externa de Donald Trump