Mundo

Embaixador britânico na UE entregará carta do Brexit a Tusk

Com a entrega da carta, começará a contagem regressiva para o "divórcio" britânico, previsto para o dia 29 de março de 2019

Donald Tusk: no dia seguinte, o presidente do conselho fará circular entre os 27 membros da UE uma minuta sobre as diretrizes de negociação (Ints Kalnins/Reuters)

Donald Tusk: no dia seguinte, o presidente do conselho fará circular entre os 27 membros da UE uma minuta sobre as diretrizes de negociação (Ints Kalnins/Reuters)

E

EFE

Publicado em 28 de março de 2017 às 08h54.

Última atualização em 28 de março de 2017 às 08h56.

Londres - O embaixador do Reino Unido na União Europeia (UE), Tim Barrow, entregará pessoalmente na quarta-feira, ao presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, a carta onde o Reino Unido notificará sua intenção de sair do bloco (Brexit), de acordo com informações divulgadas nesta terça por alguns veículos de imprensa locais.

Uma vez que a carta é entregue, começará a contagem regressiva para o "divórcio" britânico, previsto para o dia 29 de março de 2019, no final do período de negociações.

Também amanhã, a primeira-ministra britânica, Theresa May, vai ao parlamento para informar aos deputados que o Reino Unido invocou o artigo 50 do Tratado de Lisboa, que define as negociações de um país da UE.

Tusk é esperado para fazer uma breve declaração de reconhecimento e no dia seguinte, o presidente do conselho fará circular entre os 27 membros da UE uma minuta sobre as diretrizes de negociação com o Reino Unido, afirmou o "The Guardian".

Estas diretrizes serão adotadas formalmente na cúpula especial organizada para o próximo dia 29 de abril, em Bruxelas.

O Reino Unido começará amanhã seu "divórcio" de Bruxelas, após a votação feita pelos britânicos a favor do "Brexit" no referendo realizado em junho do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:BrexitReino UnidoUnião Europeia

Mais de Mundo

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h

Yoon autorizou exército sul-coreano a atirar para impor a lei marcial, segundo MP

Ex-presidente uruguaio 'Pepe' Mujica se recupera após cirurgia de câncer de esôfago