Mundo

Em reunião, Merkel e Sarkozy abordam crise na Grécia e cúpula da UE

Além da dívida grega, a chanceler e o presidente vão discutir a sucessão no FMI, que é disputada por Chistine Lagarde

Merkel e Sarkozy tentarão resolver suas diferenças quanto às medidas para evitar que a Grécia se veja condenada à falência diante de um elevado endividamento (Sean Gallup/Getty Images)

Merkel e Sarkozy tentarão resolver suas diferenças quanto às medidas para evitar que a Grécia se veja condenada à falência diante de um elevado endividamento (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de junho de 2011 às 06h23.

Berlim - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o presidente da França, Nicolas Sarkozy, se reuniram nesta sexta-feira na Chancelaria Federal Alemã, em Berlim, e abordaram, entre outros temas, a crise na Grécia e os preparativos para a reunião de cúpula da União Europeia na próxima semana, em Bruxelas.

Ao longo do encontro, os dois tratarão também da sucessão de Dominique Strauss-Kahn à frente do Fundo Monetário Internacional (FMI), cargo para o qual deram respaldo a Christine Lagarde, atual ministra de Finanças francesa.

Merkel e Sarkozy tentarão resolver suas diferenças quanto às medidas para evitar que a Grécia se veja condenada à falência diante do elevado endividamento e da ameaça de cair na falta de pagamento em poucas semanas.

A possível participação dos credores privados, bancos e seguradoras no segundo pacote de ajudas à Grécia, que a Alemanha insiste em reivindicar, é o principal ponto de atrito entre os Governos de Berlim e Paris.

A reunião desta sexta é o primeiro encontro bilateral entre Merkel e Sarkozy em sete meses, embora recentemente tenham se reunido durante a cúpula do Grupo dos Oito (G8, os sete países mais industrializados do mundo e a Rússia) na localidade francesa de Deauville.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaAngela MerkelCrise gregaEuropaFrançaGréciaNicolas SarkozyPaíses ricosPersonalidadesPiigsPolíticos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia