Presidente Lula e a primeira-dama Rosangela da Silva, acompanhados pelo imperador japonês Naruhito e pela imperatriz Masako (atrás, À D, em vestido azul) antes de seu encontro no Palácio Imperial em Tóquio. ((Photo by Nicolas Datiche / POOL / AFP)/AFP)
Agência de notícias
Publicado em 25 de março de 2025 às 10h37.
Última atualização em 25 de março de 2025 às 10h45.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu engajamento do Japão na COP 30 ao imperador do país, Naruhito, e a imperatriz Masako, durante jantar oferecido em Tóquio nesta terça-feira, 25. A conferência do clima será sediada em Belém, no Pará, em novembro deste ano.
"O Brasil está comprometido com modelo de sustentabilidade baseado na inclusão social. Contamos com o firme engajamento do Japão na COP30, em Belém do Pará', declarou o presidente brasileiro no discurso.
Lula também lembrou que o Brasil possui a maior comunidade japonesa fora do Japão e brindou a parceria entre os dois países. O presidente brasileiro foi recebido na noite de segunda-feira no horário de Brasília (manhã em Tóquio) pelo imperador japonês no país.
"Muitos brasileiros também atravessaram o mundo para viver no Japão e hoje representam uma comunidade expressiva", complementou o presidente.
Na viagem, Lula busca o fortalecimento das relações bilaterais entre o Brasil e seus parceiros internacionais.
"Japão e Brasil são parceiros estratégicos. Compartilhamos valores como a democracia, a paz, o multilateralismo e o desenvolvimento sustentável", disse Lula no jantar.
Na manhã de quarta-feira no Japão, ele tem reunião com sindicatos e participa Fórum Empresarial Brasil-Japão. Está prevista a participação de cerca de 500 empresários brasileiros e japoneses.