Mundo

Em disputa acirrada, Morales expressa otimismo ao votar: "Muita confiança"

O atual presidente boliviano busca um quarto mandato consecutivo, até 2025, quando o país comemorará o bicentenário da independência

Morales: presidente chegou ao centro de votação a pé, acompanhado por seguranças e líderes de sindicatos de produtores de folha de coca da região, seu reduto sindical e político (Ueslei Marcelino/Reuters)

Morales: presidente chegou ao centro de votação a pé, acompanhado por seguranças e líderes de sindicatos de produtores de folha de coca da região, seu reduto sindical e político (Ueslei Marcelino/Reuters)

E

EFE

Publicado em 20 de outubro de 2019 às 12h07.

Villa 14 de Septiembre — O presidente da Bolívia, Evo Morales, que é candidato à reeleição, expressou otimismo em relação aos futuros resultados ao votar neste domingo e incentivou a população a participar do pleito.

"Somos muito otimistas, (temos) muita confiança, mas fundamentalmente confiança na democracia", disse Morales em breve comentário à imprensa após votar no município de Villa 14 de Septiembre, situado na província do Chapare, no departamento de Cochabamba.

Morales convocou os eleitores a participarem da "festa democrática" para que o país "seja um modelo" de participação nas eleições.

"A minha convocação é para todo o povo boliviano participar democraticamente emitindo o nosso voto para o bem da nossa democracia", afirmou.

Evo Morales busca um quarto mandato consecutivo, até 2025, quando o país comemorará o bicentenário da independência. A disputa conta com outros oito concorrentes, entre eles o ex-presidente Carlos Mesa, apontado como o principal rival em um eventual segundo turno.

O território boliviano tem 6.974.363 eleitores habilitados para votar. No exterior são 341.001, a maioria na Argentina, na Espanha e no Brasil.

A Bolívia também vota neste domingo para renovar o Parlamento, mas os residentes no exterior só elegerão o presidente e o vice-presidente, pois o voto legislativo ainda não está regulado.

Morales chegou ao centro de votação a pé, acompanhado por seguranças e líderes de sindicatos de produtores de folha de coca da região, seu reduto sindical e político. O atual presidente ficou conhecido no Chapare como líder sindical antes de iniciar a carreira política, que o levou ao poder em 2006.

A apuração na Bolívia começará às 18h (horário local; 19h em Brasília) e os primeiros resultados devem começar a sair duas horas depois.

Acompanhe tudo sobre:BolíviaEleiçõesEvo Morales

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua