Mundo

Em discurso, vice dos EUA acusará China de tentar interferir nas eleições

Mike Pence fará um discurso no qual tratará das tentativas chinesas de influenciar as eleições americanas em novembro e a política global

Vice-presidente americano, Mike Pence (Ethan Miller/Getty Images)

Vice-presidente americano, Mike Pence (Ethan Miller/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 4 de outubro de 2018 às 11h25.

Washington - O vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, fará nesta quinta-feira um pronunciamento para apontar supostas tentativas da China de influenciar as eleições americanas em novembro e a política global. De acordo com trechos do discurso, o republicano reforçará as declarações emitidas por seu chefe, Donald Trump, na Assembleia Geral da ONU, na semana passada.

"Pequim mobilizou agentes disfarçados, grupos de fachada e mídia de propaganda para distorcer a percepção de americanos sobre as políticas da China", dirá Pence. "Como me disse recentemente um membro de carreira da comunidade de inteligência, o que os russos estão fazendo empalidece em comparação com o que a China está fazendo neste país (EUA)."

O nº. 2 da Casa Branca afirmará ainda que Pequim está empregando uma abordagem que abrange "todo o governo" para expandir sua influência e beneficiar seus interesses, avançando "de formas mais proativas e coercitivas para interferir nas políticas domésticas dos Estados Unidos".

O Partido Comunista da China está recompensando e coagindo empresas, estúdios de cinema, universidades, think tanks, acadêmicos, jornalistas e autoridades de governo americanos, argumentará Pence. O objetivo, de acordo com o vice-presidente, é "um esforço sem precedentes para influenciar a opinião pública americana" nas eleições deste ano e novamente em 2020, quando Trump pretende concorrer à reeleição.

Acompanhe tudo sobre:Chinacrimes-digitaisEleições americanasEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês