Mundo

Eleições nos EUA: Trump vence primárias em New Hampshire

Estado recebeu segunda rodada da corrida para definir candidato do partido para a Presidência

Donald Trump, durante comício em Laconia, New Hampshire (Timothy Clary/AFP)

Donald Trump, durante comício em Laconia, New Hampshire (Timothy Clary/AFP)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 22h01.

Última atualização em 24 de janeiro de 2024 às 07h46.

O ex-presidente Donald Trump venceu as primárias em New Hampshire, realizadas nesta terça-feira, 23.  Com 91% das urnas apuradas, Trump desponta com 54,6% dos votos; Nikki Haley vinha logo em seguida, com 43,1%. Outros pré-candidatos receberam cerca de 2% dos votos. A vitória robusta do ex-republicano dificulta o prosseguimento da campanha de Haley.

Em discurso logo após a divulgação da vitória, Haley parabenizou Trump e disse que não irá desistir. "New Hampshire é a primeira [primária] da nação, não a última. Essa corrida está longe de acabar, tem muitos estados pela frente", disse. Ela fez também ataques ao rival. "Trump é o único republicano no país que Joe Biden pode vencer", afirmou.

O ex-presidente acumula duas vitórias na etapa de primárias. Na semana passada, foi o mais votado no caucus de Iowa, com 51% de preferência, 30 pontos à frente de Ron DeSantis, que desistiu da corrida após o resultado. DeSantis declarou apoio a Trump, mas ele tinha números baixos nas pesquisas em New Hampshire.

Nos últimos dias, Trump intensificou os ataques à Haley. Ele buscou destacar a questão de ela ser filha de indianos, de modo pejorativo, ao chamá-la de "Nimrata", sendo que seu primeiro nome é Niramata. O ex-presidente tem como uma das principais bandeiras de campanha dificultar a entrada de imigrantes no país.

Haley também defende endurecer o combate à imigração irregular. O tema é um dos que mais mobilizam os eleitores republicanos.

yt thumbnail

O resultado desta terça mostra que os processos na Justiça contra Trump, assim como seus esforços para tentar reverter o resultado de 2020, não afetaram seu apoio entre os eleitores do partido. Com isso, cresce a expectativa de que as primárias sejam decididas logo, talvez ainda em fevereiro.

A próxima etapa da disputa republicana será em 8 de fevereiro, com um caucus em Nevada. Depois, haverá primárias na Carolina do Sul em 24 de fevereiro. Esta segunda votação é considerada crucial, pois a Carolina do Sul é o estado natal de Nikki Haley e pode ter ali uma votação mais expressiva. Por outro lado, se ela for mal no estado que governou, pode selar o fim da campanha.

Como as primárias funcionam?

As primárias servem para que cada partido escolha seu candidato para as eleições presidenciais dos EUa. As votações são feitas em datas diferentes em cada estado. Cada uma delas dá direito a um número diferente de votos de delegados nas convenções partidárias, marcadas para o meio do ano, onde os candidatos finais serão aclamados.

Cada estado tem regras próprias para organizar a votação. Em New Hampshire, qualquer eleitor pode votar na primária do partido que preferir. Em outros estados, apenas eleitores afiliados ou registrados antes por cada partido podem participar.

Ra

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Biden diz que vai parar de enviar armas e bombas para Israel em caso de ofensiva em Rafah

Greve geral na Argentina suspenderá voos ao país nesta quinta-feira

Como o julgamento de Trump e protestos afetam as eleições dos EUA?

Mais na Exame