Mundo

Como o julgamento de Trump e protestos afetam as eleições dos EUA?

Novo episódio da série "O Caminho para a Casa Branca" detalha a situação atual da corrida eleitoral americana

Da Redação
Da Redação

Redação Exame

Publicado em 8 de maio de 2024 às 15h49.

Última atualização em 8 de maio de 2024 às 16h02.

Nas últimas três semanas, o ex-presidente Donald Trump tem comparecido a um tribunal para ser julgado em seções quase diárias. Ele é o primeiro ex-presidente dos Estados Unidos a responder a um processo criminal. No entanto, o julgamento até agora tem mexido pouco com a preferência dos eleitores.

"As pesquisas nacionais mostraram uma melhora numérica do Biden em relação ao Trump. O agregador FiveThirtyEight está dando 41,5% para Trump, ante 40,5% para Joe Biden. O nível de visão desfavorável do Trump está em 53%, e de favorável caiu um pouquinho, mas na margem de erro, de 43% para 42%. Na prática, não mexeu praticamente nada", analisa Maurício Moura, professor da Universidade George Washington e sócio do fundo Zaftra, da Gauss Capital, no novo episódio da série O Caminho para a Casa Branca. Veja a íntegra abaixo:

yt thumbnail

Sobre o impacto dos protestos nas universidades, Moura avalia que a resposta é mais complexa. "Obviamente isso não ajuda o governo Biden. O número de eleitores de origem árabe no estado de Michigan, que é um dos que vão decidir a eleição, está em torno de 220 mil, que estão amplamente descontentes em relação à postura do governo Biden em relação ao conflito."

No entanto, Moura pondera que os manifestantes nas universidades são, em sua maioria, pessoas de alta renda e alta escolaridade, um perfil distante da média dos americanos que formam o eleitorado que vai às urnas.

No programa, o professor também comenta como Robert Kennedy Jr., candidato independente, pode afetar a disputa deste ano, e o que prestar atenção na eleição nas próximas semanas.

O Caminho para a Casa Branca é um programa coproduzido pela EXAME e pela Gauss Capital. Veja os programas anteriores no canal do YouTube da EXAME. Ouça também no Spotify.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpJoe BidenEleições EUA 2024Exame-Gauss

Mais de Mundo

Bombardeio aéreo russo atinge prédio residencial e deixa três mortos e 37 feridos, afirma Ucrânia

Egito quer penalizar empresas turísticas pelas mortes de peregrinos em Meca

Governo colombiano inicia diálogo com dissidência das Farc

Ministro alemão diz que tarifas da UE a carros elétricos chineses não são punitivas

Mais na Exame