Mundo

Eleições nos EUA: Biden vence primária em New Hampshire sem estar na cédula

Presidente não disputou votação no estado e não estava na cédula, mas podia ser votado

Joe Biden, presidente dos EUA, em ato a favor do direito ao aborto (Saul Loeb/AFP)

Joe Biden, presidente dos EUA, em ato a favor do direito ao aborto (Saul Loeb/AFP)

Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 23 de janeiro de 2024 às 22h20.

Última atualização em 24 de janeiro de 2024 às 10h42.

O presidente Joe Biden venceu as primárias democratas em New Hampshire. A votação escolherá o candidato do partido à Presidência, e Biden, que busca a reeleição, é o favorito nessa disputa.

Biden teve 51,5% dos votos. Seu único rival a fazer uma campanha mais forte, Dean Philips, teve 19,8%. A escritora Marianne Willaimson ficou com 4,7%, segundo dados de 90% dos votos apurados. O percentual de Biden ainda pode crescer, pois havia 14% dos votos escritos à mão ainda a serem confirmados.

O ex-presidente, no entanto, não se inscreveu para as primárias de New Hampshire, realizadas na terça, 23. Isso gerou uma situação curiosa: ele pode ser votado, mas não foi citado na cédula nem fez campanha naquele estado.

Assim, para votar em Biden, os eleitores tiveram de escrever o nome dele à mão nas cédulas. Houve campanhas no estado para ensinar os votantes a fazer isso da forma correta.

O presidente tentou convencer os democratas a mudar a longa tradição de fazer a primeira primária em New Hampshire. Ele, que teve votações ruins no estado em outras ocasiões, queria que a primeira votação do partido fosse na Carolina do Sul, estado onde há maior percentual de negros e latinos.

Isto levou o Comitê Nacional Democrata (DNC) a considerar a primeira primária válida como a da Carolina do Sul, em 3 de fevereiro, mas o comitê estadual do partido decidiu fazer a votação mesmo assim nesta terça. Uma lei estadual de New Hampshire determina que o estado deve ser o primeiro a realizar primárias.

yt thumbnail

Assim, esssa primária democrata teve um caráter não oficial, e não servirá para somar delegados do partido para os vencedores. A distribuição do apoio dos 24 delegados do estado será feita depois, antes da convenção nacional do partido, em agosto.

A falta do nome de Biden na cédula pode atrasar a apuração. Como o nome dele terá de ser escrito manualmente, isso fará que a contagem tenha de ser feita de modo manual.

Horário da votação em New Hampshire

Os EUA terão hoje sua segunda rodada de votações iniciais das eleições 2024. Eleitores dos partidos Democrata e Republicano vão às urnas para as primárias em New Hampshire. Os locais de votação abrem cedo, entre 6 e 8h da manhã (8h e 10h em Brasília), e maioria dos locais fechará às 19h (21h em Brasília), sendo que alguns ficarão abertos até 20h.

As projeções de vitória devem ser feitas após às 20h (22h em Brasília), após o fechamento das urnas. A imprensa americana tem a tradição de projetar os resultados finais logo no início da apuração, com base em cálculos que misturam os primeiros resultados das urnas com pesquisas feitas com eleitores no dia da votação.

Acompanhe tudo sobre:Joe BidenEleições EUA 2024

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado