Mundo

Eleição na Colômbia deve ter segundo turno

Uma vez que nenhum dos dois candidatos deve obter os 50% de votos necessários para vencer no 1º turno, ambos devem se enfrentar no 2º turno, em 15 de junho


	O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos: economista de 62 anos é forte aliado dos EUA 
 (Andres Piscov/AFP)

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos: economista de 62 anos é forte aliado dos EUA  (Andres Piscov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2014 às 18h01.

Bogotá - Os colombianos foram às urnas neste domingo para escolher seu presidente, em uma eleição que, segundo analistas, é um plebiscito sobre se a Colômbia deve continuar as negociações de paz com guerrilheiros marxistas. O pleito, porém, deve ter segundo turno.

"A paz está em jogo aqui", disse Arlene Tickner, professora de relações internacionais da Universidade de Los Andes, em Bogotá.

O atual presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos - economista de 62 anos que é forte aliado dos EUA -, fez progresso nas conversas de paz com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), o que é considerado um marco da sua presidência. Ele promete chegar a um acordo definitivo de for reeleito para um segundo mandato de quatro anos.

No entanto, o apoio pelas negociações vem diminuindo devido ao tempo consumido e as agressões da Farc, incluindo a recente tortura e o assassinato de dois policiais. O principal adversário de Santos entre cinco candidatos, Oscar Iván Zuluaga, vem atacando fortemente o processo, dizendo que o governo daria a guerrilheiros imunidade judicial em troca do desarmamento.

"Não se pode fazer com que a paz dependa de defender as Farc, como esse governo quer", disse Zuluaga, um ex-ministro de Finanças de 55 anos, em debate presidencial ocorrido na última quinta-feira.

As fortes críticas de Zuluaga e de seu mais importante apoiador e mentor, o ex-presidente Álvaro Uribe, ajudaram a diminuir a liderança que Santos tinha nas pesquisas anteriores. Em 15 de maio, o Instituto Gallup divulgou uma pesquisa mostrando que Zuluaga alcançou Santos nas intenções de voto - cada um com 29%.

Uma vez que nenhum dos dois deve obter os 50% de votos necessários para vencer no primeiro turno, ambos devem se enfrentar no segundo turno, em 15 de junho. Segundo o Instituto Gallup, Zuluaga deve vencer o confronto. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBogotáColômbiaEleições

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia