Mundo

EI nomeia novo governador para a cidade síria de Deir ez Zor

Grupo jihadista Estado Islâmico (EI) designou um novo "governador" para a cidade de Deir ez Zor, no nordeste da síria, após a morte do antecessor


	Bandeira do Estado Islâmico: novo dirigente nasceu no Golfo Pérsico e seu trabalho será cuidar dos assuntos administrativos da cidade
 (Jm Lopez/AFP)

Bandeira do Estado Islâmico: novo dirigente nasceu no Golfo Pérsico e seu trabalho será cuidar dos assuntos administrativos da cidade (Jm Lopez/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de dezembro de 2014 às 07h17.

Beirute - O grupo jihadista Estado Islâmico (EI) designou um novo "governador" para a cidade de Deir ez Zor, no nordeste da síria, após a morte do antecessor no princípio deste mês, informou nesta quarta-feira o Observatório Sírio de Direitos Humanos.

O novo dirigente escolhido pelos jihadistas nasceu no Golfo Pérsico e seu trabalho será cuidar dos assuntos administrativos da cidade.

O "ex-governador" de Deir Ez Zor era tunisiano e acabou morrendo nos bombadeios e confrontos contra as forças do regime sírio durante a ofensiva dos radicais para tentar tomar o controle do aeroporto militar da cidade, repelida pelos soldados governamentais.

O Observatório, que cita ativistas da região, apontou que poderia haver uma ruptura dentro do EI na cidade. Combatentes sírios e estrangeiros disputam quem vai ocupar os principais postos de comando.

Segundo as fontes, a maioria dos jihadistas em Deir ez Zor não nasceu no país, mas boa parte dos que morreram no ataque ao aeroporto eram sírios.

O EI proclamou no final de junho um califado no Iraque e na Síria, controlando grandes áreas do território dos dois países.

No mês seguinte, tomou praticamente toda a província de Deiz ez Zor, exceto alguns bairros da capital de mesmo nome e do aeroporto militar, nas mãos das forças governamentais.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIslamismoSíria

Mais de Mundo

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países

Trump escolhe Stephen Miran para chefiar seu conselho de assessores econômicos