Mundo

Egípcios vão definir emendas à Constituição em referendo

Principal mudança deve ser o fim da lei de emergência, em vigência no país há quase três décadas

Comemoração na praça Tahrir uma semana após a queda do regime de Mubarak (Marco Longari/AFP)

Comemoração na praça Tahrir uma semana após a queda do regime de Mubarak (Marco Longari/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de março de 2011 às 15h16.

Brasília – No próximo dia 19, os egípcios vão às urnas para votar o referendo que definirá emendas para a Constituição do país. A data foi confirmada hoje (4) pelo Conselho Supremo das Forças Armadas, que comanda o Egito desde 11 de fevereiro, quando o então presidente Hosni Mubarak renunciou ao cargo.

A principal mudança deve ser o fim da lei de emergência em vigência no país há quase três décadas – desde que Mubarak assumiu o poder, em 1981. Por esta lei, o governo tem amplos poderes, o que concede às autoridades condições de impor medidas de segurança e prisões, por exemplo.

As discussões para emendar a Constituição egípcia incluem ainda propostas, como a redução do mandato do presidente da República, de seis para quatro anos, e a inclusão do limite de dois mandatos presidenciais consecutivos. Também está em fase de avaliação a proposta de que o candidato tenha nacionalidade egípcia, seja filho de egípcio e tenha mais de 40 anos.

As emendas serão analisadas por uma comissão de constitucionalistas, que foi nomeada no último dia 15. A votação do referendo ocorrerá durante todo o sábado (19) e estarão aptos a votar todos os egípcios com mais de 18 anos. As informações são do Serviço de Informação do Governo e da Agência Pública de Notícias de Portugal, a Lusa.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEgitoEleiçõesreformas

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma