Mundo

Dutra: PT manterá tradição na troca das presidências

Presidente disse que partido decidirá seu candidato na Câmara no início de dezembro

José Carlos Dutra defendeu que as maiores bancadas comandem as casas (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

José Carlos Dutra defendeu que as maiores bancadas comandem as casas (Wilson Dias/AGÊNCIA BRASIL)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de novembro de 2010 às 11h01.

Brasília - O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse há pouco que o partido buscará “respeitar a tradição” na troca de comando na Câmara e no Senado. Historicamente, a maior bancada indica o presidente nas duas casas. “É esse o caminho a ser buscado.”

Quanto à ideia de revezamento, entre PT e PMDB, na presidência das casas a cada biênio, Dutra disse que não há “nada definido”. Sobre a indicação do PT à presidência da Câmara, casa onde o partido tem maior bancada, Dutra defende que já no início de dezembro seja escolhido o nome.

O presidente do PT ressaltou ainda que as afirmações do vice-presidente eleito, Michel Temer (PMDB-SP), indicam que não haverá “clima de desconfiança na base aliada”. Ele fez as afirmações ao chegar à primeira reunião do Diretório Nacional do PT após as eleições presidenciais de outubro.

A senadora eleita do PT Marta Suplicy disse que a criação de blocos partidários no Congresso fazem parte do jogo político. Sobre a articulação do PMDB em criar um blocão na Câmara, ela afirmou que a legenda vai “conhecer a presidenta [eleita Dilma Rousseff] nos primeiros dias de janeiro”. Segundo ela, Dilam é uma boa e firme negociadora, mas “não cederá às chantagens de bloco nenhum.”

Ela acrescentou ainda que ninguém é “Poliana na política”, ao fazer alusão à personagem da literatura que encarava a vida positiva, algumas vezes ingênua. A senadora destacou ainda que objetivo do PT é cooperar ao máximo para a formação do novo governo e com a execução dos projetos de Dilma nos próximos anos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCongressoDados de BrasilPartidos políticosPolíticaPolítica no BrasilPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Legisladores democratas aumentam pressão para que Biden desista da reeleição

Entenda como seria o processo para substituir Joe Biden como candidato democrata

Chefe de campanha admite que Biden perdeu apoio, mas que continuará na disputa eleitoral

Biden anuncia que retomará seus eventos de campanha na próxima semana

Mais na Exame