Duma ratifica anexação da Crimeia e Sebastopol à Rússia

O parlamento russo ratificou o acordo por meio do qual a Crimeia e a cidade de Sebastopol foram anexadas à Rússia

Moscou - A Duma (parlamento russo) ratificou nesta quinta-feira o acordo por meio do qual a Crimeia e a cidade de Sebastopol foram anexadas à Rússia.

Ao todo, 443 deputados votaram a favor e apenas um contra o acordo de adesão assinado na terça-feira entre o presidente russo, Vladimir Putin, e os líderes da Crimeia e de Sebastopol.

A câmara também aprovou, por 445 votos a favor e um contra, a lei constitucional que cria as entidades federativas da Crimeia e Sebastopol, que são as de número 84 e 85 da Federação Russa.

O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse hoje que a incorporação da Crimeia e do porto de Sebastopol à Rússia será formalizada juridicamente nesta semana.

Após a ratificação pela Duma, os documentos serão aprovados pelo Conselho da Federação, a câmera alta do parlamento, que se reunirá amanhã.

Após os trâmites no legislativo, Putin poderá promulgar as leis, último passagem para completar o procedimento jurídico.

O Tratado para a incorporação à Rússia da rebelde península ucraniana e da cidade que abriga a Frota russa do Mar Negro foi assinado em 18 de março em cerimônia solene com a presença dos parlamentares e dos chefes de todas as regiões russas na Sala de São Jorge, no Grande Palacio do Kremlin.

O primeiro-ministro da Crimeia, Sergei Axionov, o chefe do parlamento, Vladimir Konstantinov, e o chefe da cidade de Sebastopol, Alexei Chali, assinaram o acordo.

No tratado se diz que os habitantes da Crimeia adquirem nacionalidade russa se "no prazo de um mês" não declararem sua vontade" de manter a atual cidadania.

O acordo também contempla a realização de eleições regionais na Crimeia e municipais em Sebastopol em setembro de 2015.

Foram estabelecidos três idiomas oficiais no território da península: russo, ucraniano e crimeano-tártaro.

A Crimeia tem dois milhões de habitantes, dos quais cerca de 60% são russos, 25% ucranianos e 12% tártaros. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.