Mundo

Discovery Channel realiza documentário sobre enchentes

Documentário "Águas Mortais" discute eventos climáticos que assolaram toda a América Latina, como deslizamentos causados pelas chuvas em Angra dos Reis em 2010

Deslizamento recente no Rio de Janeiro ficou de fora do documentário do Discovery Channel (Valter Campanato/ABr)

Deslizamento recente no Rio de Janeiro ficou de fora do documentário do Discovery Channel (Valter Campanato/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de janeiro de 2011 às 09h35.

Rio de Janeiro - Depois de lançar "Rio de Janeiro - Segurança em Jogo", logo após as ocupações dos morros cariocas, no fim do ano passado, o Discovery Channel vai apresentar, no dia 6 de fevereiro, às 21 horas, mais um documentário feito em parceria com a Mixer, com tema que está em evidência: as enchentes. "Águas Mortais" foi gravado em agosto de 2010 e discute os eventos climáticos que assolaram toda a América Latina - como os deslizamentos causados pelas chuvas em Angra dos Reis e Ilha Grande, no Rio.

"Vamos mostrar o que aconteceu no Rio, em São Paulo e em países como o Peru e o México", conta o diretor Rodrigo Astiz. Ele conta que pensou em fazer o documentário após as chuvas fortes, atípicas, que ocorreram no ano passado. "Fiquei me perguntando se todos esses eventos estariam relacionados e o que poderia ser feito para evitar tragédias", diz Astiz.

A atração mostra a opinião de meteorologistas e climatologistas sobre questões como o aquecimento global e traz ainda as soluções apontadas por membros da Defesa Civil, médicos e engenheiros para amenizar os efeitos das enchentes.

A equipe do documentário visitou o piscinão da Chácara Francisco Morato com o geólogo Luiz Vaz. Ele defende que a prevenção das enchentes em São Paulo vai além dos piscinões. Para Vaz, a cidade não pode crescer desordenadamente e as áreas próximas do Rio Tietê devem sofrer intervenções para dar maior vazão às águas. De lá, a equipe partiu para a Universidade de São Paulo (USP), para conversar com Rodolfo Scarati Martins, professor do Departamento de Engenharia Hidráulica e Sanitária da Escola Politécnica, que está desenvolvendo um asfalto poroso para absorver a água mais rapidamente em caso de chuva forte em grandes centros urbanos.

"Não dá para impedir a chuva de acontecer, mas há como pensar o que fazer para minimizar os efeitos para as pessoas atingidas e os danos econômicos", fala Astiz, que já realizou, em parceria com a Discovery, três documentários. Além de "Rio - Segurança em Jogo", dirigiu "Jean Charles de Menezes" e "São Paulo Sob Ataque". A parceria do grupo com a Mixer prevê mais dois títulos também com direção de Astiz. Ambos devem ser lançados ainda este ano. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasDesastres naturaisDeslizamentosEnchentesMetrópoles globaisMídiaRio de JaneiroServiços

Mais de Mundo

Biden assina projeto de extensão orçamentária para evitar paralisação do governo

Com queda de Assad na Síria, Turquia e Israel redefinem jogo de poder no Oriente Médio

MH370: o que se sabe sobre avião desaparecido há 10 anos; Malásia decidiu retomar buscas

Papa celebrará Angelus online e não da janela do Palácio Apostólico por resfriado