Mundo

Dirigentes do G8 perto de declaração comum sobre a Síria

Diplomatas afirmam que chefes de Estado e de Governo "retomaram a discussão" sobre o regime sírio, apesar de divergências

Da esquerda para a direita: Angela Merkel, Vladimir Putin, David Cameron, Barack Obama e Francois Hollande: dirigentes próximos a declaração comum sobre a Síria (Jewel Samad/AFP)

Da esquerda para a direita: Angela Merkel, Vladimir Putin, David Cameron, Barack Obama e Francois Hollande: dirigentes próximos a declaração comum sobre a Síria (Jewel Samad/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de junho de 2013 às 11h09.

Enniskillen - Os dirigentes do G8 voltaram a debater a situação da Síria nesta terça-feira e pareciam próximos de uma declaração comum, apesar das divergências entre os países ocidentais e a Rússia, afirmaram fontes diplomáticas.

Depois de abordar a luta contra o terrorismo, os oito chefes de Estado e de Governo "retomaram a discussão" sobre a Síria.

Uma fonte diplomática destacou que um acordo parecia próximo sobre o conteúdo do comunicado comum que deve ser publicado ao fim do encontro, durante a tarde.

O comunicado deve abordar questões menos polêmicas, como o apoio à organização de uma conferência internacional de paz, chamada Genebra 2, nas próximas semanas.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, anfitrião do encontro, estabeleceu uma lista de cinco pontos de discussão: o acesso à ajuda humanitária na Síria, a luta contra o extremismo, a rejeição ao uso de armas químicas, a busca de uma transição democrática sobre o modelo líbio e a constituição de um poder Executivo depois da transição.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEuropaG7 – Grupo dos SeteRússiaSíria

Mais de Mundo

Israel reconhece que matou líder do Hamas em julho, no Irã

ONU denuncia roubo de 23 caminhões com ajuda humanitária em Gaza após bombardeio de Israel

Governo de Biden abre investigação sobre estratégia da China para dominar indústria de chips

Biden muda sentenças de 37 condenados à morte para penas de prisão perpétua